sábado, 5 de setembro de 2009

Secretários de Educação promovem ações para interação escola-família


No Rio Grande do Sul, experiências pioneiras de mobilização de municípios vizinhos são realizadas para discutir como promover interação entre escolas, famílias e comunidade

Estudos nacionais e internacionais têm apontado com frequência a importância da interação da escola com a família e mostrado os resultados positivos para alunos, professores e família quando isso ocorre. Essa é uma atribuição conferida pela Lei de Diretrizes e Bases às escolas quando, no Art. 12, estabece que é delas a incumbência de "articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola”. É atribuída às escolas, também, a prestação de informação aos pais sobre frequência e rendimento dos alunos e a execução da proposta pedagógica.

Assim, é preciso destacar e comemorar iniciativas que têm partido de diversas secretarias de educação de promover oficinas para discutir a implementação, pelas escolas de suas redes, do Plano de Mobilização Social pela Educação. No Rio Grande do Sul, foram realizadas, recentemente, duas oficinas sob coodenação de secretarias municipais de educação.

Região Metropolitana de Porto Alegre

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Canoas, a oficina reuniu secretários e gestores de vários municípios da Região Metropolitana. Além de Canoas, participaram representantes de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Viamão, Esteio, Cachoeirinha e Triunfo.

Antes do início dos trabalhos, em solenidade presidida pelo prefeito Jairo Jorge, foi assinado por todas as lideranças presentes e por representantes das vinte e seis escolas integrantes do PDE-Escola e do Mais Educação, o Protocolo de Intenções contendo o compromisso de alcance dos objetivos do Plano de Metas do PDE e a proposta de estabelecimento de parcerias com a comunidade para a implantação do Programa Escola Comunidade.

O Programa Escola Comunidade prevê o aumento do tempo e dos espaços educativos, o que permitirá a adoção do horário integral nessas escolas, com o contra turno sendo realizado nos equipamentos das comunidades do entorno das escolas. Além do prefeito Jairo Jorge e dos secretários de educação dos municípios presentes à solenidade, assinaram também o Protocolo a deputada Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; a presidente do Conselho Municipal de Educação e a diretora do IFET de Canoas, entre outras autoridades locais.

Municípios do litoral norte gaúcho

Em Arroio do Sal, a organização esteve a cargo da Secretaria Municipal de Educação, contando com a participação de secretários de educação e gestores de vários municípios da região, como Tramandaí, Xangri-lá, Torres, Pinhal e Dom Pedro de Alcântara.

Constou da programação a visita a uma unidade de educação infantil que está sendo construída com recursos do programa Proinfância. A obra está em fase de conclusão, devendo ser inaugurada em novembro.


Nas oficinas para os gestores e professores foi estimulada a reflexão sobre a importância da interação escola família. Também foram discutidas as ações que podem ser implementadas para concretização dessa reciprocidade.


O que fazer para favorecer a interação família/escola

Veja a seguir alguns pontos que subsidiam essa reflexão.

O que fazer para favorecer a parceria família/escola:

• Entender os alunos como parte de um contexto social e familiar inalienável às condições de aprendizagem e, PORTANTO:
• Conhecer e entender a realidade social e familiar dos alunos (situações mais vulneráveis, recursos disponíveis em cada grupo familiar) e, ASSIM:
• Estabelecer formas específicas de interação, reconhecendo as diferenças e que cada um merece ser ouvido com atenção;
• Acreditar que as famílias podem participar de discussões em questões de contornos mais pedagógicos;
• Entender o sentido das práticas e o espaço familiar – entender a CULTURA familiar;
• Desenvolver atividades envolvendo pais e famílias que levem em conta esses diferentes contextos;
• Marcar reuniões de pais em horários favoráveis à sua participação;
• Transformar as reuniões em momentos de troca de experiências sobre o desenvolvimento dos alunos;
• Incentivar os pais e responsáveis a acompanharem em casa a vida das crianças e jovens, garantindo a disciplina para o estudo diário, a realização do dever de casa, o desenvolvimento do hábito da leitura, e a assiduidade e pontualidade nas aulas;
• Divulgar os resultados alcançados pela escola, em especial o IDEB, as metas a serem buscadas e informar as medidas que estão sendo adotadas para atingi-las
• Divulgar os PAR (Plano de Ações Articuladas) do município e do estado e o Plano de Desenvolvimento Estratégico da escola;
• Divulgar o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Escola – PDE-Escola; e
• Incentivar a formação dos Conselhos Escolares e fortalecer sua atuação.

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