quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Família: peça fundamental na luta por uma boa educação


Os membros do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro encaminham ao MEC a informação publicada pela Rádio Catedral e o jornal O Testemunho da Fé sobre o seminário “Família no mundo da educação e o Plano de Mobilização Social” realizado na capital fluminense, no final do mês de agosto.

Durante o seminário, realizado nos dias 21 e 22, no Edifício João Paulo II, na Glória, foram promovidas discussões referentes ao papel fundamental da família na luta por educação de qualidade, além de atividades de conscientização a respeito do papel do núcleo familiar na propulsão de mudanças sociais.

Participaram dos debates, entre outros representantes de segmentos organizados da sociedade, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta; o professor Sérgio Maia; a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart; o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Rio, Reimont Santa Bárbara; a subsecretária municipal de Educação, Helena Bomeny e o representante da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior, pastor Francisco Nery.

Linda Goulart reforçou a importância do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos. Segundo ela, há alunos que não entendem o que os professores estão dizendo. Para isso é necessária uma escola “não apenas para ensinar, mas para criar condições para que os alunos aprendam. Isso tira das crianças a total responsabilidade pelo mau desempenho. Essa é uma responsabilidade da escola e tem que ser compartilhada com a família”, refletiu.

Outro participante a defender uma reformulação do modelo de educação foi o professor Sérgio Maia. “É preciso querer um ensino menos burocrático e tecnológico, para proporcionar mais aprendizado e conhecimento na sala de aula, para que o aluno se aproprie da informação com mais facilidade”, ponderou.

“Os conceitos de escola mudaram. Não há mais uma formação humanística. Então, vimos que nós devemos trabalhar com relação a isso e que as crianças precisam sentir que os pais querem ver essa escola de qualidade”, destacou Dom Orani Tempesta, ao falar sobre o “Plano de Mobilização Social pela Educação”, que conclama as igrejas a definir estratégias comuns de mobilização por uma educação de qualidade.

Família, escola de humanismo

Reforçando o papel fundamental dos familiares no processo educativo, o vereador Reimont, por meio da citação do Papa João Paulo II, disse que “todos os membros da família, cada um segundo o dom que lhe é peculiar, possuem a graça e a responsabilidade de construir, dia após dia, a comunhão de pessoas, fazendo da família uma escola de humanismo mais completo e mais rico”.

Ponderações sobre relacionamento familiar

Uma das grandes dificuldades desse processo está na forma de estabelecer um canal de comunicação com os filhos. Uma solução pode ser encontrada nas palavras de Maria Tereza Maldonado, especialista em psicoterapia familiar e membro da American Academy of Family Therapy. Ela afirmou, após a mesa de debates, na conferência “Violência e Distanciamento Familiar”, que “as pontes de relacionamento se constroem explorando interesses em comum, o que agrada o outro, sabendo quais são as suas necessidades. Essas conversas podem ser de 10 ou 15 minutos e a qualquer momento, aproveitando as possibilidades do cotidiano”.

Com informações da Rádio Catedral,do jornal O Testemunho da Fé e do professor Sérgio Maia, membro do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: