quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mobilizadores da Bahia participam de Oficina de Capacitação


A capital baiana, Salvador, recebe, nos dias 29 e 30 de setembro de 2009, no Hotel Pestana, no Bairro do Rio Vermelho, a Oficina de Capacitação de Mobilizadores Sociais em Educação. O evento tem como objetivo envolver as lideranças locais em ações de conscientização das famílias e da sociedade a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

No ano de 2007, nas escolas estaduais da Bahia, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino oferecida em cada unidade e por redes ou sistemas de ensino, foi 2,6, nas séries iniciais, e 2,8, nas séries finais do ensino fundamental. Na capital, Salvador, as escolas municipais registraram, no mesmo ano, Ideb de 3,8, nas séries iniciais, e de 2,4, nas séries finais do ensino fundamental.

Por meio da Oficina de Capacitação, o MEC busca ampliar o número de mobilizadores que deverão promover ou participar de atividades que tenham como finalidade elevar o Ideb das escolas locais, através de ações de incentivo à superação dos desafios ligados à aprendizagem e ao fluxo escolar.

Para discutir essas e outras questões educacionais da Bahia, a oficina reunirá lideranças de diversos segmentos sociais organizados do estado, além de representantes de órgãos de governo como prefeituras e secretarias de educação. Estarão presentes na atividade, ainda, membros de conselhos da criança e do adolescente de vários municípios.

Em razão dos baixos índices sociais, a Bahia é a unidade da Federação com o maior número de beneficiários do Bolsa Família do Governo Federal. Em setembro de 2009, mais de 1,5 milhão de famílias foram atendidas pelo programa no estado, por meio do repasse de cerca de R$ 150 milhões. Para receber o benefício, a família precisa comprovar, entre outros requisitos, a freqüência escolar de 85%, para alunos dos 6 aos 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos.

Um comentário:

Unknown disse...

Seria muito importante se a Oficina de Capacitação abordasse a questão dos Recreios nas escolas. O que fazer para que os intervalos das aulas não se transformem em oficinas de violência, algazarras, correrias e acidentes?
Sou professor há mais de trinta anos e tenho sugestões. Aguardo contato.
Atenciosamente.
Prof. Ivo Testoni.