quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escola de Natal desenvolve campanha para estimular a interação família-escola

Lançamento da campanha na Escola Hegésippo Reis
Eu acompanho a vida escolar do meu filho é o tema da campanha que a Escola Estadual Hegésippo Reis, localizada no bairro Nova Descoberta, em Natal (RN), vem desenvolvendo junto às famílias de seus alunos. O Café de Lançamento da campanha foi realizado no pátio da própria escola, no dia 15 de setembro, como parte das comemorações da primeira Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte

A Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte contou com várias atividades alusivas ao incentivo à interação família-escola-comunidade. A programação envolveu a comunidade escolar, as autoridades e os segmentos organizados da sociedade em eventos realizados de 15 a 21 de setembro.

Participação das famílias
A campanha Eu acompanho a vida escolar do meu filho foi idealizada pela Escola Estadual Hegésippo Reis como parte do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). O objetivo dessa iniciativa é mobilizar as famílias dos alunos para que se tornem protagonistas em ações que visem à melhoria da qualidade da educação oferecida a seus filhos, de modo que esses alunos possam alcançar bons resultados escolares.

O lançamento da campanha contou com expressiva presença das famílias dos alunos, mesmo sob forte chuva, segundo relato da professora Ione Freitas, coordenadora do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Natal. O evento também contou com a participação do jornalista e assessor da deputada estadual Gesane Marinho, Octávio Santiago e da titular da 1ª Diretoria Regional de Educação (Dired), órgão da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC/RN), professora Ana Alice Fernandes. A deputada é autora da Lei que institui a Semana de Mobilização no Rio Grande do Norte.

Outra participante do evento, a professora Maria Evânia de Oliveira, destacou a importância do lançamento da campanha para integrar a escola à Mobilização Social pela Educação.

A presidente do Conselho Escolar, Darlene Dantas, que também é mãe de aluno da escola, conduziu sua apresentação conscientizando os pais sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos. Outra professora que integra a Oficina de Projetos da escola apresentou a Canção em Homenagem às Famílias.

A peça foi preparada pelos alunos da escola.
A programação do evento de lançamento da campanha foi marcada, ainda, pela apresentação da peça com teatro de bonecos Eu acompanho a vida escolar dos meus filhos, exibida por um grupo de crianças da escola. O enredo tomou como base o conteúdo da primeira parte da Cartilha Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos, publicação distribuída pelo Ministério da Educação (MEC) para divulgar a Mobilização Social pela Educação.


“Depois dessa experiência, a Escola Estadual Hegésippo Reis trabalhará para enraizar no imaginário social as ideias e práticas que integram a Campanha, tais como: comparecer às reuniões escolares, responder aos bilhetes enviados pela escola e acompanhar o dever de casa dos filhos”, avaliou a professora Ione Freitas.

A Escola Estadual Hegésippo Reis deverá reforçar, por meio da campanha a divulgação das seguintes mensagens às famílias de seus alunos:


Diretora da escola, Claudia Santa Rosa.
1- Eu sei que meu filho e/ou minha filha também depende de mim para alcançar ótimos resultados na escola.
2- Compareço às reuniões e procuro a escola mesmo sem ser convidado.
3- Respondo os bilhetes enviados pela escola e faço a minha parte.
4- Meu filho tem hora certa para estudar em casa e quando não consigo ajudá-lo recorro a outras pessoas.
5- Mostro ao meu filho o quanto sinto orgulho por ele estudar e aprender.
6- Ajudo meu filho a cuidar do material escolar e do uniforme.
7- Ajudo, mas sou exigente. A escola do meu filho tem que funcionar muito bem e alcançar bons resultados nas avaliações.
O lançamento da campanha Eu acompanho a vida escolar do meu filho foi divulgado no site do Projeto Político Pedagógico Casa dos Saberes que é desenvolvido pela Escola Estadual Hegésippo Reis. Leia mais.

Com informações de Ione Freitas, mobilizadora social pela educação no Rio Grande do Norte.

Um comentário:

Linda Goulart disse...

gostei da campanha e da adaptação que a escola fez das frases da cartilha.