quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escolas de Lauro de Freitas (BA) realizam Dia "D" para aproximar familiares e educadores

Mobilizadora Fátima Carvalhal conduziu palestra sobre
a importância da interação família-escola
O Comitê de Mobilização Social pela Educação do município baiano de Lauro de Freitas promoveu, em parceria com gestores escolares e equipes do Programa Saúde da Família, a ação conhecida como Dia “D” em escolas da rede pública da cidade. Realizado no dia 23 de março, o Dia “D” teve como objetivo aproximar familiares, educadores e comunidade em atividades que enfatizaram a importância da participação dos pais e responsáveis na vida escolar dos alunos.

Durante o evento, integrantes do Comitê local buscaram, por meio de palestras, incentivar o debate a respeito do papel da família como aliada da escola em busca de uma educação de qualidade, bem como na formação do cidadão consciente da sua responsabilidade na sociedade. O tema do Dia “D” – a importância da interação família-escola – foi sugerido por representantes do programa Escola que Protege em Lauro de Freitas, que defende o combate de toda forma de violência contra a criança e o adolescente.


Familiares de alunos receberam exemplares da Cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
As ações de incentivo à interação família-escola foram conduzidas pelas mobilizadoras Suzana Reis, Rosângela Neves, Fátima Carvalhal e Cleide de Souza, em três bairros de Lauro de Freitas: Itinga, Vida Nova e Portão. Em Itinga, as atividades do Dia “D”foram realizadas na Escola Municipal Jardim Talismã, com o apoio da direção da unidade de ensino. No bairro Vida Nova, a Escola Creche Djalma Ramos e a Escola Infantil Jardim Ipitanga foram o foco das ações dos mobilizadores.

Em Portão, a Mobilização da comunidade em prol da educação foi realizada com o apoio da diretora da Escola Municipal Constantino Vieira, Alda Esther de Oliveira. Por meio da implementação de programas como Escola Aberta e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a unidade de ensino tem buscado inserir pais de alunos e demais membros da comunidade no contexto educacional.

Parcerias


Representantes da Secretaria de Saúde prestaram
serviços à comunidade
Além de estimular a reflexão sobre a importância da interação família-escola-comunidade, a programação do Dia “D” também contou com palestras educativas conduzidas por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre os palestrantes, participaram membros do Grupo de Trabalho do Programa Saúde na Escola (PSE), a coordenadora de Nutrição da SMS, Cadja Sense e o coordenador da Saúde da População Negra, Anderson Mota.

De acordo com a mobilizadora Fátima Carvalhal, a parceria do Comitê de Lauro de Freitas com a Secretaria de Saúde deve se estender a outros projetos. “Os palestrantes deixaram claro que gostariam do envolvimento do Comitê de Mobilização em todas as atividades realizadas durante o exercício de 2012”, relatou Fátima.

Fátima Carvalhal também destacou o apoio de outras autoridades e lideranças locais. Confira abaixo agradecimentos da integrante do Comitê de Lauro de Freitas:

    Gostaria na oportunidade agradecer ao Secretário de Saúde do nosso Município, Dr. Luis Carlos Galvão; ao Diretor do Departamento de Atenção a Saúde, Hadson Namour; e à Coordenadora da Atenção Básica, Aline Esquivel, os quais vem dando todo apoio e incentivo ao nosso Comitê.

    Aproveito para prestar os agradecimentos também à escritora Janeide Borges, membro da Academia de Letras de Lauro de Freitas, que vem atuando nas Escolas  para fazer a divulgação do seu livro
Com a Mão na Mobilização e dando oportunidade ao Comitê de atuar nas escolas por meio da divulgação da cartilha. Felizmente a atual Secretaria de Educação do nosso Município, professora Suelli Calixto, por possuir um perfil de articuladora e mobilizadora, facilitou bastante a atuação do Comitê na educação.
Com informações de Fátima Carvalhal, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas (BA).

Um comentário:

projetos disse...

nos temos a honra de acreditar na educação nao somente como fonte transformadora mas somativa e continua .nosso maior projeto do plano politico pedagogico da nossa unidade escolar tem como lema AQUI EDUCAÇÃO EM AÇÃO POIS ( FAMILIA & ESCOLA IGUAL REALIZAÇÕES. NOS SENTIMOS SIM AFURTUNADOS DE TERMOS UMA COMUNIDADE PRESENTE E IMBUIDA COM NOSSO TRABALHO.OBRIGADA EM NOME DE TODA EQUIPE DE GESTORES,DISCENTES,DOCENTES E COMUNIDADE DE PAIS E AMIGOS DA ESCOLA