segunda-feira, 30 de abril de 2012

Oficina de formação fortalece trabalho de mobilizadores sociais pela Educação em Araucária (PR)

“Para a educação avançar, é necessário o envolvimento de vários atores da sociedade”, afirmou o representante do Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Araucária (PR), nos dias 23 e 24 de abril. Conscientes de seu papel na busca de melhorias para a educação pública, representantes de diversos setores sociais, entre lideranças comunitárias e religiosas e autoridades locais, participaram do evento de capacitação na cidade paranaense.

Mesa de Abertura da Oficina
Realizada pelo Comitê local em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)  de Araucária, a Oficina teve como objetivo reforçar a ação dos mobilizadores que já vêm atuando na cidade. Durante a atividade, os participantes receberam informações sobre a realidade educacional brasileira, tomaram conhecimento sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e receberam sugestões de como aplicá-lo junto a diferentes comunidades.

Além do representante do MEC, de integrantes do Comitê e da secretária municipal de Educação, Maria José Basso, o evento contou com a participação e o apoio de coordenador da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Flávio Toledo; do diretor adjunto da Faculdade Educacional de Araucária (FACEAR), Noé Galdamez; bem como de representante do Consórcio Camargo Corrêa e a Promon Engenharia (CCPR), Aline Sanchonete Macedo; da Promon Engenharia, Fábio Risério e de membros do Grupo Gerdau.

Planos de Ação

Participantes do evento de formação de mobilizadores em
Araucária (PR)
Divididos em grupos, os participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores elaboraram as metas e as estratégias de ação a serem implementadas no município com o intuito de incentivar a interação família-escola-comunidade. Conheça abaixo algumas das ações priorizadas pelos mobilizadores de Araucária:
  • Incentivar os pais e responsáveis a visitarem regularmente a escola e a participarem das reuniões de pais, possibilitando que eles conheçam professores e demais funcionários da escola, e que recebam informações sobre a vida escolar de seus filhos.
  • Incentivar as lideranças das comunidades com os quais os educadores interagem a engajarem-se em atividades voluntárias, como o Escola Aberta, contribuindo para a aproximação entre escola e comunidade.
  • Dialogar com o Conselho Escolar a respeito de aspectos referentes ao funcionamento da escola: gestão, práticas pedagógicas e avaliação, formação e capacitação de professores, infra-estrutura e recursos pedagógicos etc.
  • Entregar a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para os pais de alunos e responsáveis. Explicar seu conteúdo, destacando alguns pontos.

Acesse aqui vídeo de matéria produzida pela TV Araucária sobre a Oficina. 

Com informações de Aline Sanchonete, mobilizadora do Consórcio CCPR, e de Paulo Ronaldo dos Santos, representante do MEC.

Leia mais no Blog da SMED de Araucária e no site da Prefeitura de Araucária.

Um comentário:

alves disse...

Eu gostei logo da primeira frase que li e concordo. Andemos em Colegios privados , escolas públicas, escolas profissionais, a educação não compete só às escolas mas também a várias agentes da sociedade, incluindo cada um de nós contribui para a educação dos outros. Somos exemplos para os outros, professores.