“Para a educação avançar, é
necessário o envolvimento de vários atores da sociedade”, afirmou o
representante do Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos, durante a
Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em
Araucária (PR), nos dias 23 e 24 de abril. Conscientes de seu papel na busca de
melhorias para a educação pública, representantes de diversos setores sociais,
entre lideranças comunitárias e religiosas e autoridades locais, participaram do
evento de capacitação na cidade paranaense.
Mesa de Abertura da Oficina |
Realizada pelo Comitê local em conjunto com a Secretaria
Municipal de Educação (Semed) de Araucária, a
Oficina teve como objetivo reforçar a ação dos mobilizadores que já vêm atuando
na cidade. Durante a atividade, os participantes receberam informações sobre a
realidade educacional brasileira, tomaram conhecimento sobre o Plano de
Mobilização Social pela Educação (PMSE) e receberam sugestões de como aplicá-lo
junto a diferentes comunidades.
Além do representante do MEC, de
integrantes do Comitê e da secretária municipal de Educação, Maria José Basso,
o evento contou com a participação e o apoio de coordenador da Federação
das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Flávio Toledo; do
diretor adjunto da Faculdade Educacional de Araucária (FACEAR), Noé Galdamez; bem
como de representante do Consórcio Camargo Corrêa e a Promon Engenharia
(CCPR), Aline Sanchonete Macedo; da Promon Engenharia, Fábio
Risério e de membros do Grupo Gerdau.
Planos de Ação
Participantes do evento de formação de mobilizadores em Araucária (PR) |
Divididos em grupos, os
participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores elaboraram as metas e as
estratégias de ação a serem implementadas no município com o intuito de
incentivar a interação família-escola-comunidade. Conheça abaixo algumas das
ações priorizadas pelos mobilizadores de Araucária:
- Incentivar os pais e responsáveis a visitarem regularmente a escola e a participarem das reuniões de pais, possibilitando que eles conheçam professores e demais funcionários da escola, e que recebam informações sobre a vida escolar de seus filhos.
- Incentivar as lideranças das comunidades com os quais os educadores interagem a engajarem-se em atividades voluntárias, como o Escola Aberta, contribuindo para a aproximação entre escola e comunidade.
- Dialogar com o Conselho Escolar a respeito de aspectos referentes ao funcionamento da escola: gestão, práticas pedagógicas e avaliação, formação e capacitação de professores, infra-estrutura e recursos pedagógicos etc.
- Entregar a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para os pais de alunos e responsáveis. Explicar seu conteúdo, destacando alguns pontos.
Acesse aqui vídeo de matéria
produzida pela TV Araucária sobre a Oficina.
Com informações de Aline
Sanchonete, mobilizadora do Consórcio CCPR, e de Paulo Ronaldo dos Santos,
representante do MEC.
Leia mais no Blog da SMED de Araucária e no site da Prefeitura de Araucária.
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Um comentário:
Eu gostei logo da primeira frase que li e concordo. Andemos em Colegios privados , escolas públicas, escolas profissionais, a educação não compete só às escolas mas também a várias agentes da sociedade, incluindo cada um de nós contribui para a educação dos outros. Somos exemplos para os outros, professores.
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