Os resultados do trabalho de 31
agentes educacionais que atuam no programa “A escola vai para casa” – realizado
em parceria pela empresa Planeta Educação e pela Prefeitura Municipal de Osasco
(SP) –, foram apresentados, no dia 9 de abril, em reunião entre os
mobilizadores e representantes da Prefeitura. Entre as principais conquistas do projeto, estão mudanças na forma em que
professores veem os alunos após conhecerem melhor sua realidade.
Os dados foram apresentados no
encontro ao prefeito Emídio de Souza pela coordenadora do projeto, Liliane
Cazimiro. A coordenadora relatou que, das 20 mil visitas já feitas às famílias
de alunos nos últimos dois anos, 18 mil geraram relatórios que foram entregues
aos professores. De acordo com levantamento feito pela Planeta Educação, 98%
dos professores mudaram a visão em relação ao aluno, 79% das famílias passaram
a fazer parte de programas de inclusão oferecidos pela prefeitura e 98% dos
casos em que os agentes detectaram alguma forma de abuso infantil, foram
encaminhados aos técnicos ou órgãos competentes.
Leia mais sobre o encontro no
site da prefeitura de Osasco.
Sobre o programa
Mais de 20 mil famílias foram visitadas pelo Programa |
O Programa “A escola vai para
casa” tem entre seus principais objetivos ampliar a rede de proteção da
criança, apresentar políticas públicas às famílias, integrar a escola e a
comunidade e aproximar o professor à realidade do seu aluno. Desenvolvido na
cidade paulista de Osasco, o projeto já visitou mais de 22.000 famílias, pais
de alunos das 56 escolas de Ensino Fundamental. Durante o processo de visitas,
estão envolvidos cerca de 3.000 professores e gestores.
O programa trabalha com uma
metodologia inovadora de visitas às residências dos alunos, proporcionando que
a escola identifique e desenvolva pontos de conexão entre a família e a
educação de seus filhos. Essa conexão oferece meios para facilitar a
comunicação e o envolvimento em larga escala entre educadores, alunos, pais e
demais agentes que participam da vida de cada criança.
Durante a visita, as conversas
são encaminhadas como um bate-papo, permitindo que as famílias sintam-se à
vontade para compartilhar suas percepções sobre o desempenho escolar de seus filhos. Nesses encontros, as
famílias também recebem orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem que
ocorre na escola, o currículo que está sendo trabalhado e como o aluno é
avaliado.
Nas visitas, os agentes
educacionais também estão empenhados em divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, apresentando
o material e informando as famílias sobre a importância da participação na vida
escolar de seus filhos. Essa troca de
informações permite que a família e a escola aproximem-se e conheçam-se mais
profundamente, o que resulta na construção de conhecimentos aplicados ao
interesse do aluno e de sua família, considerando a sua realidade.
Com informações de Márcia Rodrigues dos Santos,
representante da Planeta Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário