segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mobilizadores de Osasco (SP) apresentam resultados do programa “A escola vai para casa”

Os resultados do trabalho de 31 agentes educacionais que atuam no programa “A escola vai para casa” – realizado em parceria pela empresa Planeta Educação e pela Prefeitura Municipal de Osasco (SP) –, foram apresentados, no dia 9 de abril, em reunião entre os mobilizadores e representantes da Prefeitura. Entre as principais conquistas do projeto, estão mudanças na forma em que professores veem os alunos após conhecerem melhor sua realidade.

Os dados foram apresentados no encontro ao prefeito Emídio de Souza pela coordenadora do projeto, Liliane Cazimiro. A coordenadora relatou que, das 20 mil visitas já feitas às famílias de alunos nos últimos dois anos, 18 mil geraram relatórios que foram entregues aos professores. De acordo com levantamento feito pela Planeta Educação, 98% dos professores mudaram a visão em relação ao aluno, 79% das famílias passaram a fazer parte de programas de inclusão oferecidos pela prefeitura e 98% dos casos em que os agentes detectaram alguma forma de abuso infantil, foram encaminhados aos técnicos ou órgãos competentes.

Leia mais sobre o encontro no site da prefeitura de Osasco. 

Sobre o programa

Mais de 20 mil famílias foram visitadas pelo Programa
O Programa “A escola vai para casa” tem entre seus principais objetivos ampliar a rede de proteção da criança, apresentar políticas públicas às famílias, integrar a escola e a comunidade e aproximar o professor à realidade do seu aluno. Desenvolvido na cidade paulista de Osasco, o projeto já visitou mais de 22.000 famílias, pais de alunos das 56 escolas de Ensino Fundamental. Durante o processo de visitas, estão envolvidos cerca de 3.000 professores e gestores.

O programa trabalha com uma metodologia inovadora de visitas às residências dos alunos, proporcionando que a escola identifique e desenvolva pontos de conexão entre a família e a educação de seus filhos. Essa conexão oferece meios para facilitar a comunicação e o envolvimento em larga escala entre educadores, alunos, pais e demais agentes que participam da vida de cada criança.

Durante a visita, as conversas são encaminhadas como um bate-papo, permitindo que as famílias sintam-se à vontade para compartilhar suas percepções sobre o desempenho  escolar de seus filhos. Nesses encontros, as famílias também recebem orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na escola, o currículo que está sendo trabalhado e como o aluno é avaliado.

Nas visitas, os agentes educacionais também estão empenhados em divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, apresentando o material e informando as famílias sobre a importância da participação na vida escolar de seus filhos. Essa troca de informações permite que a família e a escola aproximem-se e conheçam-se mais profundamente, o que resulta na construção de conhecimentos aplicados ao interesse do aluno e de sua família, considerando a sua realidade.

Com informações de Márcia Rodrigues dos Santos, representante da Planeta Educação.

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