Popularmente se diz que as mudanças começam em casa. Talvez tenha sido inspirada nesse ditado que a mobilizadora Andreia Aparecida de Morais, da Fibria – empresa do Grupo Votorantim – de Ribas do Rio Pardo (MS), resolveu realizar uma peça de teatro para os funcionários de limpeza, serviços e transportes da unidade, com o intuito de mostrar a importância do acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes.
“Essa temática faz parte do primeiro ciclo do Parceira Votorantim pela Educação. Por isso, pensamos em abordar o tema com nossos colegas de trabalho, usando uma linguagem criativa, o teatro”, explica Andreia. “Na peça, explicamos a importância dos pais para a formação de bons alunos e de bons leitores. Antes de tudo, nós somos os super-heróis dos nossos filhos”.Além da peça, os cerca de 40 funcionários que participaram da oficina também assistiram a uma apresentação terórica sobre o acompanhamento escolar. “Visite bibliotecas com as crianças”, “teatralize a leitura”, “promova autonomia de pensamento”, “brinque com seus filhos”, “possibilite o manuseio de diferentes tipos de livros”, foram algumas das dicas que os funcionários receberam.
Depois disso, eles foram convidados a participar de uma oficina, na qual deveriam construir personagens com materiais recicláveis e contar uma história relacionada à sua vida ou família. “Fiquei muito impressionada com a motivação de todos”, relata a mobilizadora, que é analista de Sustentabilidade da Fibria.
No final do evento, os participantes foram convidados a subir ao palco e deixar uma mensagem para a turma. Cinco pessoas aceitaram o desafio e dividiram com os colegas um pouco de sua história. “Qual não foi a surpresa quando uma das funcionárias subiu ao palco e disse: ‘amem seus filhos como se fosse o último dia, pois realmente um dia será o último, como foi para mim que, recentemente, perdi meu filho’. Foi um momento de comoção muito grande e nos abraçamos na intenção de apoiar aquela mãe”, contou Andreia Aparecida de Morais.A oficina fez tanto sucesso que será replicada fora da unidade. Ainda nesta semana, será realizada em um Centro de Convivência do Idoso e para familias beneficiárias de programas sociais do município. Além disso, estão previstas apresentações em um assentamento rural e em um centro formador de catequistas.
Fonte: Blog Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário