terça-feira, 20 de novembro de 2012

Agentes comunitários de saúde desenvolvem boas práticas de interação família-escola em Lauro de Freitas

Fátima Carvalhal conduziu palestra sobre a importância da
interação família-escola em Lauro de Freitas,
em março de 2012.
A visita regular à residência de famílias é o fator que facilitou a adesão dos agentes comunitários de saúde do município baiano de Lauro de Freitas ao Plano de Mobilização Social pela Educação. Com ações estruturadas, esses profissionais têm adotado estratégias de trabalho com potencial para sensibilizar pais e mães de alunos de escolas públicas locais sobre a importância do acompanhamento do estudo dos filhos, além de permitir o acompanhamento referente à própria colaboração das famílias em relação à escola.

Maior interação das famílias com as escolas e seus profissionais é o principal resultado desse trabalho apontado pelas representantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas, Fátima Carvalhal e Rosângela Neves.

Localizado na região metropolitana da capital baiana, Salvador, o município tem sido beneficiado pelas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade coordenadas pelos agentes comunitários de saúde em parceria com as mulheres do grupo Promotoras da Paz; adolescentes e jovens do Clube dos Desbravadores; e demais profissionais da área da Saúde.

Entre as principais atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde de Lauro de Freitas, no âmbito da Mobilização Social pela Educação, constam a divulgação do tema em eventos diversos, a realização de reuniões de sensibilização de famílias em escolas e a formação direcionada a educadores com a finalidade de prepará-los para a atuação como mobilizadores.

Com finalidade de reforçar essas iniciativas, em 2012, os mobilizadores de Lauro de Freitas vêm buscando a parceira, também, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é ampliar o alcance das ações para além da conscientização das famílias, público prioritário das atividades. Assim, os mobilizadores pretendem envolver, ainda, os profissionais das escolas públicas na Mobilização Social pela Educação.

Acesse aqui a experiência de Lauro de Freitas (BA) que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: