terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mirassol do Oeste (MT) recebe Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em
Mirassol do Oeste (MT)
Professores e gestores da rede municipal e estadual de ensino, lideranças religiosas, conselheiros tutelares, pais de alunos e representantes de grêmio estudantil estiveram entre os participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Mirassol do Oeste, em Mato Grosso. Realizada na Escola Municipal Edson Athier Tamandaré, nos dias 29 e 30 de outubro, a atividade de formação teve como objetivo capacitar voluntários para o desenvolvimento de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município.

Promovida por iniciativa da coordenadora pedagógica da Escola Estadual 12 de Outubro, Rosemary Cintra, a Oficina de Formação de Mobilizadores em Mirassol do Oeste contou com exposições conduzidas pelo representante do Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Além das orientações contidas no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), durante o evento, os participantes receberam informações sobre a Educação no Brasil – com destaque para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) –, sugestões de estratégias para aproximar família e escola, bem como dicas para a instalação de Comitê de Mobilização. A atividade abriu espaço, também, para que lideranças sociais do município compartilhassem o que vem sendo feito pelas entidades em que atuam com o intuito de aproximar famílias, educadores e comunidade.

Lideranças sociais de Mirassol do Oeste compartilharam
experiências de incentivo à interação família-escola
Para sensibilizar os participantes sobre o papel de cada um em busca de Educação de mais qualidade, Paulo Ronaldo exibiu o curta-metragem de animação “Vida Maria”, produzido por Márcio Ramos. O vídeo conta a história de uma menina de 5 anos que é levada pela mãe a deixar os estudos para trabalhar, seguindo um padrão de comportamento que se repete há gerações. 

Como resultado da formação, ainda neste ano, representantes do Conselho Tutelar e lideranças religiosas se comprometeram a disseminar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos junto ao público em que atuam. Para 2013, os mobilizadores de Mirassol do Oeste estão articulando a criação de Comitê de Mobilização local e a elaboração de Plano de Ação com base no PMSE, porém com estratégias adaptadas à realidade social e educacional da cidade.

O evento de formação foi divulgado pela TV Mirassol, afiliada da Rede Record de Televisão. Clique aqui para conferir vídeo da matéria feita pelo canal, no site Mirassol News.

Nenhum comentário: