Mobilização é divulgada no III Encontro Pedagógico da UEG de Pirenópolis |
Intercâmbio de experiências sobre Incentivo à Interação Família-escola-comunidade, pioneirismo na aprovação de leis sobre o tema e delimitação de território prioritário para o direcionamento de ações são destaques no relato dos municípios goianos de Pirenópolis e Uruaçu que compõe o Banco as Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação.
“A ação de mobilização de Pirenópolis que mais se diferencia de outras desenvolvidas no Brasil é a promoção de intercâmbio de experiências, no caso com a mobilizadora de Barreirinhas (MA). A estratégia é bem interessante, pois traz alguém já envolvido com a mobilização para inspirar as ações no município” comenta a sistematizadora do relato sobre as experiências goianas, Joana Buarque Gusmão.
Em relação ao município de Uruaçu, a sistematizadora ainda destaca que o padre responsável pelo desenvolvimento local do Plano de Mobilização Social pela Educação adotou estratégias variadas de mobilização, com destaque para a escolha de um território (bairro) para priorizar as ações, conjugando o trabalho nas escolas e o desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde.
A mobilização social pela educação em Pirenópolis e Uruaçu tem sido conduzida por Comitês de Mobilização Social pela Educação, nos quais representantes da Pastoral da Educação são as principais lideranças. Nos dois municípios foi instituída a Semana de Mobilização Social pela Educação. Os comitês ainda realizam ações de mobilização em escolas, igrejas e eventos diversos, com o objetivo de sensibilizar as famílias para a importância da colaboração na trajetória de estudos dos filhos.
Acesse aqui o relato que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação sobre as experiências de Uruaçu e Pirenópolis e veja quais ensinamentos dessas localidades podem te auxiliar na replicação dessas práticas de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.
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