Mobilização na Escola Estadual Stella Gonçalves, em Natal |
O empenho de educadores e lideranças sociais de Natal, no Rio Grande do Norte, no desenvolvimento de atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade na região metropolitana da capital potiguar tem mudado o pensamento dos responsáveis pelos alunos em relação ao seu papel na trajetória de estudo dos filhos. E essas experiências integram o relato sobre a região publicado no Banco de Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação.
Um dos resultados desse trabalho, segundo a representante do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, Ione Campos Freitas, é o aumento da presença dos pais no dia a dia escolar, como verificado na unidade de ensino onde o Comitê concentrou maior apoio. “Os pais procuram saber os motivos das ausências de professores e funcionários, quando ocorrem, e contribuem com a realização de serviços, como pequenos consertos”, explica Ione.
As estratégias de trabalho implementadas pelos integrantes do Comitê de Mobilização na região metropolitana de Natal envolvem divulgação em municípios de todo o estado sobre a importância da participação das famílias na vida escolar de seus filhos; ações de mobilização social pela educação em escolas, com formação e acompanhamento pós-evento; encaminhamento de crianças com problemas de saúde para atendimento especializado, entre outras iniciativas.
Em 2011, foi instituída a Semana de Mobilização Social pela Educação, cuja comemoração incluiu eventos como Lançamento da campanha Eu acompanho a vida escolar do meu filho, intercâmbio entre estudantes de escolas estaduais com Idebs diferentes, audiência pública e caminhada sobre a importância da parceria família e escola. Essas iniciativas contaram com as parcerias do Serviço Social da Indústria (Sesi/RN), de empresas e instituições religiosas.
Acesse aqui a experiência de Natal e região metropolitana que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.
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