terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pindamonhangaba destaca compromisso de voluntários em práticas de incentivo à Interação família-escola

Palestra sobre interação família-escola no bairro
Moreira César, em setembro de 2012.
O comprometimento dos voluntários de Pindamonhangaba com a Mobilização Social pela Educação é o principal destaque do relato sobre as experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade desenvolvidas na região do município paulista. A descrição sobre como essas atividades são realizadas e como têm contribuído para ampliar a participação dos pais na vida escolar dos filhos integra o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação. 

Com as finalidades de reforçar a importância da colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos e de envolver a sociedade em iniciativas que visem à melhoria da qualidade da educação pública, membros do Comitê local de Mobilização Social pela Educação adotam, entre outras estratégias de trabalho, a divulgação sobre o tema da Interação família-escola-comunidade em veículos de comunicação, redes sociais, igrejas e escolas; a formação sobre o tema direcionada a jovens, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, conselheiros municipais, pais de alunos e lideres religiosos; e a disseminação da mobilização em municípios vizinhos.

A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, disponibilizada pelo Ministério da Educação e também reproduzida pela Prefeitura em tiragem de 11 mil exemplares, é o material base para todas as ações de mobilização social pela educação realizadas em Pindamonhangaba. O município ainda instituiu em lei a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação, comemorada anualmente com intensa programação.

Entre os principais resultados desse trabalho apontados pelos integrantes do Comitê estão o aumento da participação dos pais na vida escolar dos filhos, fenômeno verificado no contato com as famílias durante as ações de mobilização, e o envolvimento de lideranças sociais e demais voluntários com as iniciativas em defesa da qualidade educação.

Acesse aqui o relato sobre Pindamonhangaba que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos dessas experiências podem te auxiliar na replicação dessas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: