quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Povoados de Icatu (MA) recebem ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Participantes do Encontro de Pais no povoado Retiro,
em Icatu
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Icatu (MA), membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação local têm se empenhado em divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias do município e conscientizá-las sobre a importância da sua participação no cotidiano estudantil. Entre os dias 17 e 25 de setembro, os povoados Itapera, Rio Novo, Retiro, Santa Izabel, Mamuna e Sertãozinho foram o foco das atividades desenvolvidas pelos mobilizadores, que incluíram encontros com pais de alunos, apresentação de peça teatral e visitas domiciliares.

Povoado Sertãozinho

Apresentação de peça teatral sobre interação família-escola
durante Ação Social no povoado Sertãozinho
Na Escola Municipal São Francisco, localizada no povoado Sertãozinho, o Comitê de Icatu participou, no dia 25 de setembro, da Ação Social promovida pela Prefeitura de Icatu por meio das secretarias municipais de Educação (Seduc), Saúde, Assistência Social e Empreendedorismo e Lazer. Para sensibilizar pais e comunidade sobre a importância do apoio dos pais aos estudos dos filhos, os mobilizadores exibiram filmes sobre a temática, como o curta-metragem “Vida Maria”, que conta a história de uma menina de 5 anos que é levada pela mãe a deixar os estudos para trabalhar, seguindo um padrão de comportamento que se repete há gerações. 

Atividades com crianças na EM São Francisco
Após a exibição dos vídeos, abriu-se espaço para comentários e perguntas. Na sequência, a comunidade do povoado Sertãozinho assistiu também à peça “Retrato dos filhos das famílias que acompanham e das que não acompanham a vida escolar”, encenada por familiares de alunos, educadores e voluntários. 

Durante o evento, os integrantes do Comitê apresentaram, ainda, o projeto Mini Biblioteca Itinerante, que será implementado pela Prefeitura em todos os povoados, e promoveram atividades culturais direcionadas às crianças, como leituras de histórias e exposição de trabalhos produzidos pelos alunos.

Visitas domiciliares

Nos demais povoados, as ações dos mobilizadores envolveram visitas às famílias de alunos selecionados pela direção das escolas locais por apresentarem dificuldades de aprendizagem. A ação foi realizada em continuidade ao acompanhamento a essas famílias iniciado em maio deste ano. 

Mobilizadoras em visita a família de aluno do povoado Itapera
Durante as visitas, os mobilizadores reforçaram a importância do envolvimento das famílias no cotidiano escolar para a melhoria do aproveitamento do ensino. Em muitas casas, os voluntários se depararam com situações familiares complicadas, com problemas como alcoolismo e violência doméstica, questões que interferem diretamente no desempenho escolar dos alunos. Nesses casos, os mobilizadores elaboraram relatórios que foram encaminhados ao Conselho Tutelar, à Assistência Social e ao Ministério Público.

A mobilizadora Lúcia Vidal conta a história de uma família do povoado Rio Novo, na qual a intervenção dos voluntários foi bem sucedida. “Uma estudante estava sofrendo com violência doméstica. A Assistência Social e o Conselho Tutelar fizeram a visita solicitada pelo Comitê de Mobilização e selou acordo com a família. Ficamos felizes quando constatamos a mudança do relacionamento entre eles. Todos estavam com semblante de alegria e não tem preço para nós, mobilizadores, presenciarmos junto com a família essas mudanças”, relatou Lúcia.

Peça de teatro e exposição das ações do Comitê
 
Mães de alunos do povoado Rio Novo assistem à peça
teatral sobre interação família-escola
Assim como em Sertãozinho, a população das localidades visitadas pelos mobilizadores participou de apresentação da peça teatral “Retrato dos filhos das famílias que acompanham e das que não acompanham a vida escolar”, que destacou a importância da colaboração mútua entre pais e educadores. “Em todos os povoados, as famílias estavam presentes assistindo, e esperamos que todos tenham conseguido levar para casa como reflexão as necessidades de mudanças quando perceberem que se identificaram com a família que não acompanha”, ponderou Lúcia Vidal. 

Participantes do Encontro de Pais no povoado Mamuna
As atividades nos povoados contaram com a presença da secretária municipal de Educação de Icatu, Célia Regina Sousa Moraes, que parabenizou a atuação do Comitê. Encontros com as famílias, visitas domiciliares, distribuição de livros didáticos em parceria com a Seduc, formação de parcerias, exibição de filmes e de peças de teatro foram apresentados pela mobilizadora Lúcia Vidal como as principais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Comitê local desde sua criação, há um ano. “Já podemos dizer que fizemos a diferença na Educação”, comemorou Lúcia.

Com informações de Lúcia de Fátima Vidal, mobilizadora social pela Educação em Icatu (MA).

Nenhum comentário: