sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mobilizadores de João Monlevade (MG) incentivam aproximação entre famílias e escolas

Disposto a promover mudanças significativas na relação entre as famílias de alunos e os profissionais das escolas públicas de João Monlevade, em Minas Gerais, o comitê gestor do programa MobilizAção, que é coordenado no município pela Fundação ArcelorMittal Brasil,   vem conduzindo ações para que a aproximação entre representantes desses segmentos resulte em melhorias nos indicadores educacionais locais. 

"Pude perceber o quanto a escuta ativa promove mudanças na postura das pessoas. Os pais expõem seus desafios em relação aos filhos, à família e à sociedade. Nós tentamos propor novas soluções para as questões postas por eles", observa a educadora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Marinete Morais, sobre os resultados das ações do MobilizAção. 

Outras quatro escolas do município também são beneficiadas pelo programa, implantado em 2011 e viabilizado por meio de parceria entre a ArcelorMittal Monlevade, a Fundação ArcelorMittal Brasil e a Prefeitura de João Monlevade, com o apoio do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC).

Com a finalidade de tornar o MobilizAção mais conhecido no município e reforçar as ações realizadas no ambiente das unidades de ensino, no âmbito do programa, para promover a interação família-escola, foi realizado neste segundo semestre de 2012 um torneio de futebol envolvendo alunos e comunidade. Na avaliação da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Poliana Cota, a iniciativa valoriza as práticas esportivas dentro das escolas e contribuir com a criação da identidade do projeto.

"Sabemos que os frutos deste trabalho vêm em longo prazo, mas acreditamos que a semente tem que ser lançada. O MobilizAção é a ferramenta para nos ajudar a mudar consciências", resume a representante do Conselho Municipal de Educação de João Monlevade, Rosilene Caldeira. 

Confira a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de João Monlevade (MG)

Rosilene Caldeira Abrantes Bicalho - Conselho Municipal de Educação - leninha.bicalho@gmail.com
Joice Barbosa Barcelos - mãe de aluno E.E. Cônego José Higino de Freitas - joybarb2@yahoo.com.br
Edna Ribeiro Martins Soares - Escola Municipal Israel Pinheiro.  ednaribeiroex@hotmail.com
Wagner Geraldo Perdigão – pai de aluno da Escola Municipal Israel Pinheiro
- wagnerperdigão2010@hotmail.com
Lívia Roberta de Pádua- Monitora de atividades na Fundação Municipal Crê Ser - robertalip@yahoo.com.br
Rosimeire Nascimento Dias - Mãe de aluno da Escola Municipal Promorar - rose.nd2007@hotmail.com
Ana Angélica Prandini de Assis - Assistente Social  na Secretaria Municipal de Assistência Social - Ana_prandini@yahoo.com.br
Nataniel Flávio Nascimento Pereira - Ator/Produtor na Cia. Teatral O Salto - nielflavio@hotmail.com
Wélson Eustáquio Soares Nonato - Membro do Comitê Gestor do MobilizAção - welsonfazendoacontecer@hotmail.com
Lucas de Barros Machado Vilela - Coordenador Técnico de Comunicação na ArcelorMittal - lucas.vilela@arcelormittal.com.br
Rodolfo A. Cascão Inácio – Membro do Comitê Gestor do MobilizAção - ocascão@gmail.com

Com informações das mobilizadoras sociais pela educação: Maria Izabela Di Iório Almeida, analista de comunicação; e Iramaia Rodrigues Colen, Analista de Projetos, ambas da Fundação ArcelorMittal Brasil

Nenhum comentário: