terça-feira, 6 de novembro de 2012

Presidente Prudente (SP) conscientiza comunidade sobre importância da interação família-escola

Membros do Comitê de Presidente Prudente durante
atividade na Escola Municipal Profa. Carmem Pereira Delfim
Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente vêm incentivando o envolvimento da comunidade e dos familiares no cotidiano escolar por meio da divulgação, em eventos locais, do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e da mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Nos últimos meses, os mobilizadores participaram de atividades como o Brinca Prudente – evento organizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com secretarias da Prefeitura Municipal –, além de ações nas escolas e do desfile de aniversário da cidade. 

Brinca Prudente

A 4ª edição do Brinca Prudente, realizada no dia 12 de outubro, reuniu milhares de famílias no Parque do Povo para participar de atividades de lazer e entretenimento. Na oportunidade, membros do Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação distribuíram panfletos com orientações da cartilha e conversaram com pais de alunos sobre a importância do acompanhamento escolar para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido pelas escolas públicas.

Desfile de aniversário da cidade

Comitê local divulga Mobilização Social pela Educação
no desfile de aniversário da cidade
Em comemoração aos 95 anos de Presidente Prudente, a Prefeitura Municipal realizou, no dia 14 de setembro, grande desfile pelas ruas da cidade, chamado de Parada Festiva. A atividade, que recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Comitê local, contou com a participação de mais de 5 mil pessoas. Além de conversar com os familiares de alunos sobre a mensagem da cartilha da Mobilização, durante o evento, integrantes do Comitê apresentaram à comunidade a “Marchinha de carnaval da Mobilização”, de autoria do grupo de mobilizadores e interpretada pelo pai de aluno da rede municipal, Ademir Aparecido de Souza.

Clique aqui para escutar a música e confira a letra abaixo:
Ei, você aí!
Vem mobilizar aqui!
Vem mobilizar aqui!
Vem prá cá
Na mobilização
Você vai ver, a nossa educação
Vai melhorar e o IDEB vai subir
Vem cá, vem cá, vem cá
Vem mobilizar aqui.

Oficina de Formação de Mobilizadores

Participantes da 2ª Oficina de Formação de Mobilizadores
em Presidente Prudente
Para reforçar a atuação dos voluntários locais, Presidente Prudente recebeu, nos dias 3 e 4 de setembro, a 2ª Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A formação foi organizada pelo Setor de Ações Complementares à Educação (Sace), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Além de mobilizadores de Presidente Prudente, a atividade contou com participantes dos municípios paulistas de Anhumas, Álvares Machado, Pirapozinho, Regente Feijó e Taciba.

Durante o evento, o representante do MEC, Sérgio Maia, apresentou o Plano de Mobilização Social pela Educação, expôs dados sobre a educação brasileira e orientou a elaboração de estratégias de ação com base nas necessidades e particularidades da região. A programação da oficina incluiu, ainda, palestra sobre o tema “Família, Escola e Comunidade”, ministrada pela educadora Maria José Arenales.

Acesse aqui o relatório completo da Oficina em Presidente Prudente.

Com informações de Solange Ferreira de Jesus, mobilizadora em Presidente Prudente (SP).

Nenhum comentário: