sexta-feira, 10 de maio de 2013

Jacareí (SP) elabora plano de ação para reforçar interação família-escola-comunidade no município

Gestores de escolas municipais participaram da
Oficina de Jacareí
Tornar mais atrativas as atividades realizadas para as famílias dos alunos nas unidades de ensino e envolver as lideranças sociais no incentivo à interação família-escola-comunidade são algumas das prioridades elencadas nos Planos de Ação elaborados por educadores de Jacareí, em São Paulo. O planejamento foi realizado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Jacareí e o Ministério da Educação (MEC), nos dias 07 e 08 de maio.

Tendo em vista o trabalho desenvolvido pela Assessoria Comunitária da SME de Jacareí no âmbito dos Conselhos Escolares, a gestão da educação local sentiu a necessidade de oferecer orientação aos mobilizadores da cidade para a continuidade e o aprimoramento das iniciativas desenvolvidas na rede municipal de ensino no sentido de ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos.

Representante do PMSE/MEC, Maisa Cardoso,
conduziu as exposições da Oficina
Com exposições conduzidas pela jornalista Maisa Cardoso, a Oficina realizada em Jacareí foi preparada, então, com a finalidade de auxiliar os representantes dos segmentos que compõem os conselhos escolares e também integram o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí no planejamento de atividades que possam resultar em maior colaboração das famílias na trajetória de estudos dos alunos da rede municipal.

A Oficina contou com a participação de pais, representantes da Pastoral da Educação, professores, diretores e demais funcionários de escolas, técnicos da SME e representantes da Fibria, empresa parceira do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí.

A Oficina contou com apresentações de alunos
das escolas de Jacareí
O evento também contou com a presença do secretário municipal de Educação de Jacareí, João Roberto Costa de Souza; do secretário adjunto de Educação, Altair de Campos Mello; do assessor comunitário da SME, Almir Gonçalves; da gerente do Programa Educa+mais da SME, Selma Vieira; e da supervisora da Educação de Jovens e Adultos da SME, Márcia Biban.

Adesivo

Durante a Oficina, a gerente de Supervisão Escolar da SME fez o lançamento do adesivo para carros produzido pela Secretaria de Educação de Jacareí e que destaca a mensagem “Pais, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Não basta cobrar, Temos que participar!”.

Planos de Ação

Para implementação dos Planos de Ação direcionados à Mobilização Social pela Educação para ampliar a aproximação família-escola-comunidade em Jacareí, os participantes da Oficina programaram incluir na pauta das próximas reuniões dos Conselhos Escolares, dos grupos de gestores de escolas e das atividades convocadas pela SME iniciativas como o envolvimento de lideranças sociais e religiosas e de representantes de órgão públicos de áreas correlatas à Educação ou que lidam com direitos de crianças e adolescentes nas ações dos grupos de mobilizadores organizados por regiões da cidade.

Divididos em grupos, os mobilizadores elaboraram
Planos de Ação
Esses grupos de mobilizadores, formados ao final da Oficina, também incluíram em seus Planos de Ação o desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais, como peças teatrais com abordagens que utilizem o texto da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Essa diversificação de atividades deverá compor a programação das reuniões de pais e mães, de modo a torná-las mais atrativas e para garantir a participação das famílias nos eventos convocados pelas escolas.

Confira aqui mais imagens da Oficina de Formação de Mobilizadores em Jacareí.

Nenhum comentário: