terça-feira, 21 de maio de 2013

Secretaria de Educação de Altônia (PR) incentiva interação família-escola-comunidade

Pais de alunos da Escola de Educação Especial Michele
Caldas Xavier receberam exemplares da Cartilha
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Altônia (PR), escolas da cidade têm investido na realização de ações que aproximam educadores, familiares de alunos e comunidade. No dia 25 de abril, funcionários da Escola de Educação Especial Michele Caldas Xavier se reuniram com familiares de alunos para conversar sobre a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

A atividade foi organizada pela coordenadora da Mobilização Social pela Educação na Secretaria, Maria Lourdes da Silva, que apresentou a Cartilha aos pais e distribuiu também botons com os dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar”. “O objetivo dessa mobilização foi o de reforçar a necessidade da aproximação entre pais e educadores, inserindo-os na vida escolar dos seus filhos, sendo fonte de apoio em casa, valorizando a educação perante a família”, destacou a mobilizadora. 

Além de conhecerem a mensagem da Cartilha, participantes
receberam orientações sobre o Bolsa Família
Entre os participantes, estiveram presentes no encontro pais de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. Para esclarecer as condicionalidades que precisam ser cumpridas ao aderir ao programa, a chefe de Divisão de Assistência Social e gestora municipal do Bolsa Família, Maria Vanuzia Alves da Costa, conduziu palestra sobre o tema e informou que mais orientações podem ser obtidas junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

A diretora da escola, Maria Inês Costenaro Faccin, apresentou aos familiares o atendimento pedagógico e clínico oferecido pela unidade de ensino aos alunos especiais. Além da gestora, participaram da atividade a vice-diretora, Maria Célia Ferreira Meireles; a psicóloga da escola, Patrícia Andrea Jonasson de Almeida; e o assistente social, Diego Jardim Pergo.

Escola Municipal Professor Rubens Tessaro

Palestra sobre a importância da interação família-escola
na EM Prof. Rubens Tessaro
Ação semelhante foi promovida na EM Professor Rubens Tessaro, no dia 5 de abril. Assim como na Escola Michele Caldas, a unidade de ensino reuniu pais e educadores para tratar da importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade da Educação e ofereceu espaço para esclarecimentos sobre as condicionalidades do Bolsa-Família.

A coordenadora da Mobilização em Altônia, Maria Lourdes, ressaltou os bons resultados alcançados com as atividades nas escolas. “Estou feliz com esse trabalho de Mobilização pela Educação que vem se realizando em nosso município. O resultado foi satisfatório, houve participação das famílias e já temos novas ações a serem desenvolvidas nesse setor”, afirmou.

Divulgação da Cartilha durante ação de combate à dengue

Mensagem da Cartilha foi divulgada durante ação de
combate à dengue
A representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lourdes da Silva, em conjunto com a direção da Escola Municipal Antoine Elias Estephan, aproveitaram as ações de conscientização de prevenção à dengue realizadas no bairro Cidade Nova, no dia 16 de abril, para divulgar a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos familiares de alunos e à comunidade. A ação recebeu, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Plano Nacional de Combate à Dengue (PNCD).

Com informações de Maria de Lourdes Freitas da Silva, mobilizadora social pela Educação em Altônia (PR).

Nenhum comentário: