terça-feira, 22 de outubro de 2013

Assistentes sociais apoiam ações de incentivo à interação família-escola em Altônia (PR)

Pais de alunos beneficiários do Bolsa Família conheceram
as orientações da Cartilha
Assistentes sociais e outros profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Altônia, no Paraná, têm sido importantes parceiros dos mobilizadores sociais pela Educação do município e auxiliado a realização de atividades que incentivam o envolvimento dos pais no cotidiano escolar. Exemplo dessa parceria pôde ser conferido no dia 28 de agosto, durante evento direcionado a familiares de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, promovido na unidade local do CRAS.

Organizada pela mobilizadora Maria de Lourdes Freitas da Silva, que também é coordenadora das séries iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – na Secretaria Municipal de Educação, a ação contou com palestra sobre a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, conduzida pela mobilizadora. “O objetivo dessa mobilização foi o de reforçar a necessidade da aproximação entre os pais e educadores, inserindo-os na vida escolar e valorizando a educação perante a família”, afirmou.

Para subsidiar o debate sobre o conteúdo da Cartilha, além de distribuir exemplares do material e bottons com os dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar”, a mobilizadora preparou slides para apresentar de maneira mais detalhada as orientações da publicação. “Os materiais possibilitam aos pais e familiares a aproximação com os educadores, propiciando a conscientização sobre a importância da interação família-escola e resultando na melhoria da educação”, destacou Maria de Lourdes. 

Importância da interação família-escola foi enfatizada
durante a ação
Os participantes foram esclarecidos, ainda, sobre as condicionalidades do Bolsa Família. A coordenadora do CRAS, Wanessa Buganga Pizzi, também forneceu aos presentes informações sobre o atendimento oferecido pelo Centro por meio de profissionais como assistentes sociais, pedagogos e psicólogos.

De acordo com a mobilizadora Maria de Lourdes Freitas, ações como essa já vêm apresentando impactos positivos na educação do município. “Os resultados estão muito visíveis: os pais participam das reuniões, os alunos não falam na escola e fazem as tarefas de casa”, apontou.

Com informações de Maria de Lourdes Freitas da Silva, mobilizadora social pela Educação em Altônia (PR).

Nenhum comentário: