sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto em defesa do meio ambiente aproxima escola e comunidade em Barbalha (CE)

Alunos da EMEF Sebastião Santiago da Paz e comunidade
local se envolveram nas ações da Conferência
Profissionais da Educação, estudantes, pais e mães de alunos, membros do conselho escolar e do grêmio estudantil, representantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA, agentes de saúde e outros parceiros da comunidade local se uniram para realizar a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sebastião Santiago da Paz, localizada no município cearense de Barbalha. Desenvolvidas em agosto deste ano, as ações da Conferência foram organizadas pela professora Elisângela Silva e Sousa em conjunto com professores do 6º ao 9º ano e com o apoio do núcleo gestor.

Pais e mães de alunos participaram do planejamento da
IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
Além de ressaltar a importância de mobilizar os pais e a comunidade por melhorias para a Educação, o envolvimento das famílias para promover a sustentabilidade ambiental também foi tema de debates durante a Conferência do Meio Ambiente, realizada de 21 a 23 de agosto. “Desde o planejamento para a realização da Conferência, a escola já mobilizou a comunidade e os pais de alunos, que discutiram a necessidade de trabalhar ações na escola que tivessem como foco a preservação do meio ambiente”, relatou a professora Elisângela Silva.

Lideranças comunitárias também marcaram presença
na Conferência pelo Meio Ambiente
Para discutir temas como preservação de recursos hídricos, desflorestamento, mudanças climáticas, entre outros, foi realizada série de palestras durante o evento, conduzidas por representantes do Instituto Federal do Ceará e alunos membros da COM-VIDA. Como resultado da Conferência, os participantes elaboraram o Projeto “Nossa Vida Depende da Terra”, que prevê diversas atividades a serem desenvolvidas periodicamente na escola de Barbalha.

Participantes da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo
Meio Ambiente na EMEF
Sebastião Santiago da Paz
“O Projeto tem como objetivo garantir a sustentabilidade da escola e levar os alunos e a comunidade a refletir sobre as agressões ao meio ambiente”, contou a professora Elisângela. Promover mudanças de hábitos alimentares nos alunos e comunidade local, motivar reflexões sobre os problemas sociais e ambientais, vinculando os saberes dos agricultores locais, para evitar o desperdício da água e dos alimentos também estão entre as metas apontadas pelo projeto da EMEF Sebastião Santiago da Paz.

Com informações da professora Elisângela Silva e Sousa, mobilizadora social pela Educação em Barbalha (CE).

Nenhum comentário: