Participantes da reunião de mobilizadores sediada em Caicó durante a 2ª Semana de Mobilização do Seridó |
“Para a educação melhorar, todos devem participar”. Esse foi o lema que norteou as ações realizadas durante a 2ª Semana de Mobilização Social pela Educação nos municípios da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, entre os dias 16 e 20 de setembro. Além da presença dos mobilizadores sociais pela Educação que atuam na região, as atividades contaram com a participação e o apoio de representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde e das diretorias regionais de Educação, Cultura e Desportos (DIRED) de Caicó e Currais Novos.
Professores, gestores escolares, integrantes de Comitês, entre outros voluntários, se reuniram em Caicó |
Entre os eventos da Semana, se destacaram encontros promovidos nos municípios de Caicó e Currais Novos, nos dias 16 e 17 de setembro, com a participação da coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação, Ivanete Oliveira dos Santos. Em Currais Novos, estiveram reunidos representantes dos municípios de Florânia, Parelhas e Equador e, em Caicó, se juntaram aos voluntários locais mobilizadores de Jucurutu, Cruzeta e Jardim do Seridó.
Geraldo Wanderley, liderança da Mobilização no Seridó, durante evento em Currais Novos |
As reuniões tiveram como objetivo fortalecer as ações já desenvolvidas pelos mobilizadores do Seridó, bem como apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação a novos voluntários. Em ambos os municípios, pela manhã, as atividades foram direcionadas a professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais. No período da tarde, as ações visaram reforçar o trabalho dos Comitês de Mobilização locais e apresentar o PMSE a diretores de escolas e demais interessados, como pais e mães de alunos, profissionais da saúde e assistência social, lideranças religiosas, entre outros.
Ações contaram com a participação da coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos |
“As ações tiveram como intuito fortalecer o voluntariado e formar uma equipe forte que se preocupe com a melhoria da qualidade da educação e com a participação social em prol dessa causa”, afirmou Ana Etelvina Neta de Araújo, assistente social e liderança da Mobilização Social pela Educação no Seridó Potiguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário