quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prêmio Curta Histórias: vídeos produzidos por escolas podem concorrer a premiação

Escolas de educação básica da rede pública de todo o País podem se inscrever, até o dia 5 de novembro, para o prêmio Curta Histórias. Iniciativa do Ministério da Educação, a premiação visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas audiovisuais de cunho cultural e educativo nas escolas públicas. 

Criado este ano, o Prêmio tem "Africanidades Brasileiras" como tema da sua primeira edição. A temática foi escolhida com o intuito de promover a valorização da identidade étnica e racial do povo brasileiro e se encontra alinhada à Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana. 

Cada unidade de ensino pode inscrever um vídeo, produzido por equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos. Os vídeos devem ter, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas. Saiba mais no regulamento da premiação.

Os estudantes vencedores participarão de oficina de formação em cinema e empreendedorismo, com duração de 24 horas. Cada integrante da equipe, assim como o professor, receberá um tablet e um smartphone. À escola dos selecionados caberá um aparelho data show, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.

Promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, o Prêmio tem como parceiros a Fundação Casa da Árvore, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a Fundação Vale e a Fundação Telefônica.

As inscrições devem ser feitas na página do prêmio na internet.

Com informações do Portal do MEC.

Nenhum comentário: