sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pindamonhangaba (SP) mobiliza famílias, educadores e autoridades pela melhoria da educação

Membros do Comitê e autoridades locais divulgaram a
Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos durante
a 4ª Semana de Mobilização Social pela Educação em Pinda
Palestras sobre a importância da interação família-escola, homenagens a parceiros dos mobilizadores e passeata para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos estiveram entre as ações que marcaram 4ª Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação em Pindamonhangaba (SP), realizada de 15 a 21 de setembro pelo Comitê local com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Celebrada na semana em que incide o dia 19 de setembro – aniversário do educador Paulo Freire – a data foi instituída oficialmente na cidade pela Lei nº 5.077 de 16 de julho de 2010.

Abertura da Semana

A 4ª Semana de Mobilização de Pindamonhangaba teve sua abertura celebrada na Assembleia de Deus Ministério Belém – parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) desde 2008 – e em suas 52 igrejas congregadas. Conduzido pelo pastor Euclides Vaz Junior, que também é mobilizador social pela Educação, o culto que abriu as ações da Semana reforçou aos fiéis a importância da participação das famílias no cotidiano dos estudantes e destacou o trabalho da mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino junto à instituição religiosa e na comunidade de Pindamonhangaba.

Homenagem aos parceiros

Participantes da sessão solene na Câmara Municipal
em homenagem aos parceiros da Mobilização em Pinda
No dia 16, a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Pindamonhangaba se uniu a integrantes do Comitê local para homenagear entidades parceiras dos mobilizadores que têm contribuído com as ações de incentivo à interação entre educadores e familiares, e, assim, auxiliado a melhorar a qualidade da Educação na cidade. Durante sessão solene na Câmara, presidida pelo vereador Osvaldo Macedo Negrão, foram homenageadas a escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (Remefi) Professor Joaquim Pereira da Silva; a Escola Estadual Ryoiti Yassuda; a Igreja Católica – Decanato Cristo Rei, representada na sessão pelo Bispo da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden; a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém; e a organização não governamental Parceiros do Amanhã.

Homenageados receberam diplomas de Honra ao Mérito
Por meio de vídeos, slides e apresentações, as instituições apontadas como destaque divulgaram aos presentes na sessão os trabalhos que vêm desenvolvendo em Pindamonhangaba. O empenho dos parceiros também foi ressaltado pelas exposições da presidente do Comitê de Mobilização da cidade, Simone Braça, e pelo presidente da Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) e da Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) do Brasil, Luís Otávio Palhari.

Doação de Brinquedoteca ao Conselho Tutelar

Mobilizadora Doris Bertolino (centro) e conselheiros tutelares
na inauguração da Brinquedoteca
A inauguração de brinquedoteca doada pela Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI) e pela FUNVIC ao Conselho Tutelar do município paulista marcou as ações do dia 18 de setembro.  “O Conselho Tutelar recebe constantemente pais e mães acompanhados de crianças e adolescentes que chegam em clima de grande tensão e expectativa, e a existência de uma brinquedoteca permitirá que a espera pelo atendimento ocorra de maneira agradável e educativa”, disse a mobilizadora Simone Braça.

Palestra sobre interação família-escola

Integrantes do Comitê, pais de alunos e comunidade
participaram da palestra na Universidade Anhanguera-Uniderp
Outro destaque da programação da 4ª Semana foi a palestra sobre o tema Família e Escola ministrada pela professora Maria Rosana Mary Martins, no dia 19 de setembro, no Polo de Pindamonhangaba da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Na oportunidade, foi lembrado o aniversário do educador Paulo Freire e pais de alunos deram depoimentos sobre como a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos tem auxiliado seu envolvimento com o cotidiano escolar.

A mobilizadora Doris Cardoso também aproveitou a ocasião para elogiar o envolvimento dos universitários da UNIDERP com a Mobilização Social pela Educação. “Fiquei muito feliz ao ver que a faculdade, através de seus professores, está oferecendo, aos alunos das cadeiras de Letras e Pedagogia, conteúdos com foco na corresponsabilidade da família na educação”, relatou.

Passeata de encerramento

Nas palavras da integrante do Comitê de Pindamonhangaba, Doris Cardoso, a passeata de encerramento da 4ª Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação, promovida no dia 21 de setembro pelas ruas da cidade paulista, foi “momento importante e emocionante”. 

Passeata incentivou a participação da comunidade pela
melhoria da educação no município
“Todos os voluntários e voluntárias estavam animados para divulgar a importância da família na escola. Foi emocionante ouvir das pessoas pelas quais passei o reconhecimento da importância do papel da sociedade para a melhoria da educação pública. Também foi muito importante o envolvimento de pais do Núcleo Criançada Feliz da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém, juntamente com suas professoras. A alegria dos alunos das faculdades FAPI/FUNVIC e da Universidade Anhanguera – UNIDERP – Polo de Pindamonhangaba também foi contagiante, assim como a dos alunos de escolas de ensino fundamental que estiveram presentes”, narrou a mobilizadora. 

A presidente do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, Simone Braça, agradeceu ainda o apoio da Prefeitura Municipal, da secretária de Educação, Elisabeth Cursino, da Secretaria Municipal de Saúde e demais autoridades e parceiros que colaboraram para a realização não só da passeata, mas de toda a Semana.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Profissionais da educação e parceiros do Comitê
participaram da Oficina
Como preparação para a Semana Municipal de Mobilização, Pindamonhangaba recebeu, nos dias 5 e 6 de setembro, a 2ª Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade teve como objetivo reforçar as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), ampliar a atuação dos mobilizadores locais e conquistar novos voluntários.

As apresentações da Oficina foram conduzidas pelo representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos. Além das informações fornecidas pela capacitação – como dados da educação no Brasil, fundamentos da interação família-escola e sugestões e dicas para fortalecer trabalho do Comitê – o evento ofereceu espaço, ainda, para a exposição, por meio de banners e fotos, da história da Mobilização no município, que é um dos mais atuantes em todo o País.

A Oficina foi conduzida pelo representante do PMSE/MEC,
Paulo Ronaldo dos Santos
Entre os participantes, estiveram presentes na formação representantes dos principais parceiros do Comitê, bem como gestores e gestoras escolares, professores da rede pública e de universidades, pais de alunos e  lideranças comunitárias e religiosas.

Durante a atividade, foi realizado também o lançamento da Cartilha d]Eficiente – Conhecendo as diferenças para conviver em igualdade, editada pela FAPI/FUNVIC, com enfoque na educação inclusiva. “A cartilha é mais um importante instrumento de apoio e conhecimento tanto para os educadores quanto para os alunos e sociedade em geral, pela qual parabenizamos os organizadores”, disse a mobilizadora Doris.

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino e de Simone Braça, mobilizadoras sociais pela Educação em Pindamonhangaba (SP).

Nenhum comentário: