terça-feira, 4 de agosto de 2009

Espaço do Mobilizador - 21


CNLB faz balanço de mobilizações de maio a julho de 2009


Foi intenso o calendário de mobilizações sociais pela educação realizadas pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) em diversas localidades do País, de maio a julho de 2009. A representante do Comitê de Mobilização do CNLB, Izabel Arpa, pondera que os atores da mobilização devem perseverar nas ações que visam envolver as famílias na vida escolar dos filhos. Do mesmo modo, ela parafraseia Rubem Alves para explicar que os resultados dessas ações devem ser aguardados em longo e não somente em curto prazo. “Nós, educadores, não plantamos chuchus e sim jequitibás”, reflete.

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, o CNLB reuniu, em Maceió (AL), 39 lideranças dos estados de Alagoas e Pernambuco, em evento durante o qual foram incentivadas as ações de mobilização em prol da melhoria da qualidade do ensino no País. A reunião contou com a participação de 24 mobilizadores que representaram, além da capital alagoana, os municípios de Penedo e Palmeira dos Índios. De Pernambuco, outras 15 lideranças fizeram representação da capital, Recife, além dos municípios de Olinda, Palmares, Floresta e Afogados da Ingazeira.

Durante a reunião, os participantes analisaram a realidade de seus locais de atuação e apontaram perspectivas para a superação de desafios no âmbito da mobilização, com vistas à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) das escolas nas localidades que representam.

Ainda em julho, no dia 05, o Plano de Mobilização Social pela Educação foi apresentado a cerca de 80 casais da Pastoral Familiar que participaram de reunião estadual na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Belém. Os casais demonstraram boa receptividade em relação às propostas do Plano e retornaram às suas cidades levando a Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para distribuição.

Nos dias 03 e 04 de julho, a Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” foi distribuída às lideranças que estiveram presentes à reunião promovida pelo CNLB em Belém (PA). A capital paraense foi representada na atividade por 13 participantes. Do município de Barcarena, compareceram duas lideranças. Participaram, ainda, dois representantes de Acará, um de Bagre, um de Breves, um de Ananindeua, um de Moju, um de Soure, um de Marituba, um de Óbidos e outro da capital amapaense, Macapá. Os mobilizadores foram incentivados a divulgar o conteúdo da cartilha às famílias em seus locais de atuação. Para isso, foram orientados a solicitar, na sede da CNBB do Pará, os exemplares necessários à mobilização. A CNBB é um dos pontos de envio, por parte do Ministério da Educação (MEC), das Cartilhas destinadas ao estado.

A mobilização social pela educação integrou, ainda, a pauta da 28ª Assembléia Geral Ordinária do CNLB, realizada em Teresina (PI), nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho. Cerca de 35 mobilizadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Santa Catarina, do Ceará, Piauí, Paraná, Maranhão, Pará e da Bahia participaram da atividade.

No mês de maio, o CNLB promoveu duas reuniões de lideranças. Nos dias 22, 23 e 24, a atividade foi realizada na cidade de São Paulo, com a presença de 28 líderes, sendo 15 representantes dos bairros da capital paulista: Sé, Lapa, Belém, Ipiranga e Santana. Os outros participantes vieram do interior: três da cidade de Santo André, dois de Assis, seis de Santos, um de Lins e um de Campinas.

A outra reunião foi realizada nos dias 15, 16 e 17, em Porto Alegre (RS), com a participação de 29 mobilizadores, sendo seis da capital gaúcha, 11 de Pelotas, cinco de Santa Maria, dois da cidade de Rio Grande, um representante de Canguçu, um de Osório, um de Santa Cruz do Sul, um de Uruguaiana e um de Canoas.

Com informações de Izabel Arpa, do Comitê de Mobilização CNLB

Nenhum comentário: