sábado, 8 de agosto de 2009

Dia dos Pais

Pais e responsáveis por crianças, adolescentes e jovens, seu interesse pela educação dos filhos é muito importante. Eles gostam de saber que os pais sentem orgulho por estarem estudando. No Dia dos Pais, o melhor presente que se pode receber dos filhos é vê-los emancipados pela educação.

Tradicionalmente, a figura do pai tem sido associada à do chefe da casa, da autoridade com a palavra final quando são discutidos e precisam ser resolvidos assuntos importantes. À mãe, é associada a figura da doçura, do carinho, do acompanhamento diário da vida dos filhos. Não por acaso, esse contexto tem sido traduzido como o do pai provedor e da mãe rainha do lar. Mesmo com as mudanças substanciais que vêm ocorrendo com o modelo de família – mães que passaram a trabalhar fora e que muitas vezes são, de fato, as chefes e não rainhas do lar – ainda persiste no imaginário da maioria das pessoas uma clara divisão de papéis e tarefas, identificando-se o pai como o provedor, o que articula para fora de casa, o que forma opinião, cabendo à mãe as articulações para dentro da casa, cumprindo ou supervisionando as tarefas domésticas, zelando pelo bem estar da família e o cuidado com os filhos, inclusive o acompanhamento de sua vida escolar. A mãe fica, portanto, com o encargo de cuidar para que as crianças não faltem às aulas e façam o dever de casa, além de participar das reuniões na escola. Como se essas atribuições fossem tarefas exclusivas da mulher.


Muitos pais ignoram que, por seu reconhecido papel de provedor e de autoridade, suas atitudes, gestos e palavras têm um peso enorme para os filhos. E, se não têm tempo para olhar os cadernos dos filhos ou participar das reuniões da escola, o que é sempre desejável, algumas pequenas ações também podem fazer toda a diferença. Compartilhar diariamente suas experiências, frequentar a escola, mostrar aos filhos que se interessam por sua educação, que valorizam os estudos e consideram a escola o melhor caminho para o alcance de um futuro melhor, com mais autonomia e dignidade, são exemplos de coisas fáceis e que dão resultado..

Uma palavra, uma frase de estímulo, um abraço apertado quando os filhos mostrarem seu sucesso escolar têm profundo significado para as crianças, adolescentes e jovens. A figura do pai desperta nos filhos, em qualquer idade, admiração e respeito. Suas orientações e as coisas que admira ajudam a moldar o caráter das crianças. Dessa forma, gestos, cuidados, palavras de um pai mostrando aos filhos que estudar é importante e que ele deseja que seus filhos avancem sempre até se formarem devem ser freqüentes. E é bom lembrar que tomam pouco tempo, estão ao alcance de qualquer um e são estímulos poderosos para despertar nos filhos o desejo de aprender e valorizar a escola e a educação. E é bom lembrar que a figura paterna pode estar representada para a criança não só pelo pai, mas pelo padrasto, pelo avô, pelo padrinho, por um tio ou um irmão mais velho.

Nessa edição dedicada ao pai educador, publicamos a seguir dois exemplos de como o estímulo do pai mudou a história de vida de seus filhos.

Nenhum comentário: