terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escola de João Pessoa (PB) aposta na mobilização social para melhorar Ideb

Representantes do Comitê de Mobilização de João Pessoa apresentaram a mobilização social a professores e gestores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Moura, da capital paraibana. O convite foi feito pela professora Fátima Lopes, orientadora educacional da escola, que incluiu a palestra na programação de atividades para planejamento do ano letivo de 2011.

Ao convidar o Comitê para conversar com os profissionais da escola, a EMEF Francisca Moura reconhece a Mobilização Social pela Educação como aliada para superar as dificuldades enfrentadas pela instituição. Com o apoio do Comitê de João Pessoa e seguindo as orientações contidas no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), a EMEF Francisca Moura espera alcançar, em 2011, melhores resultados no Ideb e na avaliação realizada pela Secretaria Municipal de Ensino de João Pessoa. 

O índice está hoje em 3,1, nos anos finais do ensino fundamental, em uma escala que vai de 0 a 10 e abaixo do IDEB do país, que é hoje de 3,6. Mesmo tendo aumentado em 2009, há uma expectativa de que a escola supere a média nacional, o que, na avaliação da professora Fátima Lopes, depende muito da parceria família-escola. 

Gestores, técnicos, professores, auxiliares administrativos e integrantes do Conselho Escolar, estiveram presentes no encontro de planejamento da EMEF e receberam as orientações dos mobilizadores sobre como promover a aproximação com as famílias dos alunos e com a comunidade local. A palestra foi conduzida pelos membros do Comitê de João Pessoa Azimar Fernandes, Mercês Holanda e José Martins. 

Para dar início às atividades em parceria com a EMEF, os mobilizadores da capital paraibana programam, ainda para o mês de fevereiro, roda de conversa com os pais de alunos da unidade de ensino. 

Com informações de Azimar Fernandes, membro do Comitê de Mobilização de João Pessoa (PB).

Nenhum comentário: