terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Secretaria Estadual de Educação do Ceará define Agenda Estratégica para 2011/2014



A Secretaria Estadual de Educação do Ceará reuniu seu grupo dirigente – coordenadores de área e coordenadores dos CREDE Coordenação Regional de Desenvolvimento da Educação – para avaliar os resultados das atividades do período 2007/2010 e definir a agenda estratégica de 2011/2014. As principais conclusões foram apresentadas pelo grupo em reunião no dia 21 de março, com a participação de pessoas de diversas áreas, do estado e de outros locais, convidados a compartilhar com a equipe da SEDUC a análise das propostas elaboradas. A agenda leva em conta e as diretrizes e metas do PNE, ora em discussão no Congresso Nacional.

Foram definidos como eixos norteadores da gestão:

  • Educação Básica como vetor de promoção do desenvolvimento pessoal, social e econômico, tendo em vista a construção de um Estado sustentável.
  • Reafirmação de valores e princípios: ética, transparência, participação, respeito pelos servidores, sentido de servir ao público com os serviços essenciais a que tem direito e, num estado de desigualdades tão alarmantes, o compromisso com os mais necessitados.
  • Foco na elevação do nível de aprendizagem dos jovens, das crianças e dos adultos matriculados nas instituições escolares da rede pública do Ceará.

Os objetivos gerais da agenda estratégica são:

  1. Fortalecer o regime de colaboração com foco na alfabetização na idade certa e na melhoria do desempenho até o 5º. Ano.

  1. Garantir acesso e elevar os indicadores de indicadores de permanência, fluxo e desempenho do aluno no Ensino Médio e Fundamental da Rede Estadual.
  2. Diversificar a oferta do Ensino Médio, articulando-o com a educação profissional, o mundo do trabalho e ensino superior.

  1. Consolidar modelos de gestão focados na autonomia escolar e nos resultados de aprendizagem.

  1. Valorizar os profissionais da educação, assegurando a melhoria das condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

  1. Promover o protagonismo juvenil e empreendedorismo social como premissa da ação educativa.

  1. Fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção de cultura e paz.

+ UMA ESTRATÉGIA

Promover o uso intensivo e generalizado de tecnologia de informação e comunicação disponibilizando, também em ambiente virtual, todas as oportunidades de aprendizagem e cooperação ora existentes.

As ESTRATÉGIAS TRANSVERSAIS, que perpassariam muitos dos objetivos, também foram objeto de discussão, tendo sido apontadas:

  1. Comunicação e mobilização
  2. Fortalecimento e ampliação do programa professor diretor de turma
  3. Protagonismo estudantil
  4. Reorganização curricular do Ensino Médio e do Ensino Médio Noturno
  5. Lei de aprendizagem, estágio e primeiro emprego.
  6. Formação continuada e em serviço do professor

Experiências internacionais

Durante o encontro, foram apresentados dois casos de reformas educacionais em outros países, que subsidiaram os trabalhos dos gestores da SEDUC-CE na elaboração da agenda estratégica.

O primeiro deles, tratou da reforma no sistema educacional da província de Ontário, Canadá, que começou em 2003 e já apresenta resultados positivos. Os dois componentes principais da estratégia foram o compromisso de melhorar os resultados de linguagem e matemática no ao nosso ensino fundamental e de aumentar as taxas de conclusão no ensino médio.

O outro caso foi apresentado pela Fundação Itaú Social, com base em estudo produzido pela instituição e pelo Instituto Braudel sobre a reforma educacional de Nova York iniciada em 2003 e ainda em andamento.

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