sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Parceria Votorantim pela Educação inova sua metodologia para 2011



O projeto Parceria Votorantim pela Educação retoma os trabalhos com muitas novidades. Para discutir a nova metodologia de atuação, trocar experiências e pensar propostas para 2011, mobilizadores, consultores e equipe do Instituto Votorantim reuniram-se no início deste mês em São Paulo.

O primeiro dia de atividades foi dedicado aos consultores que atuarão no projeto. O time de especialistas, selecionados pela Comunidade Educativa CEDAC e pelo Instituto Votorantim aproveitou a oportunidade para conhecer a metodologia de atuação e os principais desafios a serem vencidos neste ano. Rafael Gioielli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim, explicou que todas as novidades apresentadas para este ano foram pensadas a partir do aprendizado dos anos anteriores e têm o objetivo de potencializar o efeito das ações.

A presença dos consultores regionais, que atuarão no suporte aos mobilizadores, é uma estratégia para qualificar ainda mais as ações e potencializar o impacto do Parceria entre os diversos públicos envolvidos. Com o trabalho integrado dos consultores com mobilizadores, a expectativa é que novas propostas de mobilização sejam pensadas e que a atuação junto ao poder público seja fortalecida.

Uma mudança estrutural deve dar “força extra” ao projeto. O cronograma de ações, agora organizado em ciclos, colocará em pauta a cada bimestre um tema-chave que impacta diretamente a qualidade da educação. “Os ciclos devem guiar o trabalho dos mobilizadores, envolvendo públicos diversos em ações alinhadas às temáticas propostas”, explica Amanda Aragão, coordenadora do projeto.

Para 2011, foram planejados quatro ciclos, que devem impulsionar ondas temáticas de trabalho: (i) sensibilização de famílias sobre a importância da educação, (ii) valorização do professor e do magistério; (iii) sensibilização de alunos sobre o valor dos estudos; e (iv) participação da comunidade na escola.

O ponto de partida do projeto deverá ser a reunião de mobilização com agentes-chave – internos e externos. A partir deste encontro, começa-se a formatar um plano de ação, organizado cronologicamente para envolver os diferentes públicos do município. Paralelo ao trabalho com a comunidade, educadores, sociedade civil organizada e funcionários, uma outra frente, voltada especificamente para gestores públicos, terá a missão de apoiar o poder público local na discussão de propostas que impactem a qualidade da educação.

De olho no planejamento

Um projeto só pode ser mensurado quando bem controlado e gerido pela equipe de profissionais envolvidos. Para tal, o Parceria Votorantim pela Educação contará com uma serie de novos mecanismos de controle e indicadores que serão gerenciados pelos mobilizadores e consultores.

Marcelo Nonato, da consultoria responsável pelo projeto, Olhar Cidadão, apresentou as ferramentas. “São documentos simples que devem facilitar o trabalho. Queremos avançar na sistematização de ações e, desta forma, conseguir antecipar problemas e medir com mais precisão o impacto das nossas estratégias”, explicou.

Ao fim do primeiro dia, os consultores participaram de um exercício sobre as motivações do projeto. Maria Maura Barbosa, da Comunidade Educativa CEDAC, conduziu os trabalhos. “A ideia é humanizar o projeto. Pensar além destes instrumentos”, comentou. “Estamos falando de um público [considerando apenas estudantes] de 300 mil pessoas. Nossa tarefa é pensar quem são estas crianças e jovens que estão no fim dessa cadeia e como vamos ajudar a melhorar suas condições de

Hora de pensar a prática

Durante o encontro, os mobilizadores apresentaram experiências e discutiram desafios e expectativas para este ano. Eles trouxeram exemplos de diversas regiões do Brasil e falaram sobre os novos caminhos que o ‘Parceria’ deverá trilhar em 2011.

Luciana Barros Cunha, mobilizadora na região do Vale Paraíba, no estado de São Paulo, comentou que o maior desafio daqui para a frente será potencializar o impacto desta iniciativa. “Queremos engajar um maior número de pessoas, integrando outros projetos de mobilização que atuam no mesmo sentido que o Parceria”, explicou.

Mobilizador na região do Recôncavo Baiano, Roberaldo Galiza, avaliou de forma positiva a chegada dos consultores. “Essa novidade representa um amadurecimento do projeto. Com a orientação técnica, a tendência é avançarmos, uma vez que não temos a profundidade necessária em muitos temas ligados às políticas de educação.”

Com informações do Blog Educação

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