quarta-feira, 18 de maio de 2011

Colaboração da família e empenho do professor têm resultados positivos na Educação

É o que destacam as duas primeiras reportagens desta semana da série do Jornal Nacional sobre Educação

A participação da família na trajetória de estudos dos filhos e a dedicação do professor são fundamentais para o desempenho escolar. É o que constatou o repórter André Luiz Azevedo nas duas primeiras reportagens da série que o Jornal Nacional da Rede Globo vem exibindo nesta semana, por meio do Projeto JN no Ar, e que trata da alfabetização nas escolas públicas brasileiras.

Na segunda-feira, 16 de maio, o repórter visitou duas escolas de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Na terça-feira (17), esteve na capital do Espírito Santo, Vitória. O jornalista é acompanhado pelo especialista em Educação, Gustavo Ioschpe, que complementa as reportagens com análises de aspectos como a evolução da aprendizagem e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb é o critério de escolha das unidades de ensino visitadas. Em cada município, a equipe de reportagem passa pela escola com o maior e o menor Ideb e analisa os fatores que comprometem ou colaboram com o aproveitamento escolar e a melhoria da qualidade do ensino.

Novo Hamburgo
Escola municipal em Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo (RS), o repórter destaca o contraste entre a escola pública de ensino fundamental que tem a melhor nota do Ideb e a outra, de menor Ideb, que sofre com instalações depredadas.

Na primeira, o envolvimento da família é estimulado pelos profissionais da educação. “A escola puxa a família, mudaram o horário das reuniões para acomodar os pais”, ressalta Gustavo Ioschpe.  Nesta unidade, os profissionais não admitem o insucesso do aluno e, para combater o problema, oferecem reforço no contraturno para nivelar o acompanhamento do ensino. Todos os dias, os alunos levam atividades para casa, que são corrigidas no dia seguinte.

Na escola de menor Ideb, além da estrutura física precária, a equipe de profissionais aponta a falta do envolvimento e da colaboração da família no processo de educação entre os motivos que levam ao comprometimento do aproveitamento do ensino e à falta de disciplina dos alunos. A ausência dos pais é destacada tanto pela diretora quanto por uma professora da unidade.

Vitória

Escola municipal em Vitória
Em Vitória (ES), na escola pública que alcançou o maior Ideb no município, os profissionais reafirmam a importância do acompanhamento, por parte das famílias, na vida escolar dos estudantes. E mais que isso, valorizam a cobrança feita pelos pais por um ensino de qualidade.

Ainda que enfrente dificuldades e apresente o menor Ideb, a outra escola visitada em Vitória surpreendeu a equipe de reportagem. “É uma lição para todo Brasil, mesmo nesse ambiente tão complicado, nós vimos que o professor de qualidade, com boa formação, com competência, com dedicação, com material, pode fazer a diferença e dar um ambiente de qualidade para os alunos. Trazer um pouco de esperança para os alunos”, conclui André Luiz Azevedo.

Acesse aqui a reportagem sobre as escolas de Novo Hamburgo (RS).
Acesse aqui a reportagem sobre as escolas de Vitória (ES)
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