terça-feira, 3 de maio de 2011

Mobilização alcança São Lourenço do Sul (RS)

O município gaúcho de São Lourenço do Sul, localizado a 190 km de distância da capital Porto Alegre, recebe nesta terça-feira, 3 de maio, a visita da equipe do projeto Parceria Votorantim pela Educação e da coordenadora da Mobilização Social pela Educação no MEC, Linda Goulart. A razão da visita é um evento que acontecerá no município, como resultado de uma parceria entre os mobilizadores do projeto na região e a direção da AZONASUL – Associação dos Municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul, entidade que congrega 22 municípios.

O objetivo do encontro é reunir os gestores de todas essas cidades para fortalecer o trabalho de mobilização social pela educação na região e engajá-los na elaboração de um plano de ação local voltado à melhoria da qualidade de ensino. Para tanto, foram convidados os prefeitos dos municípios de Aceguá, Arroio Grande, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pedras Altas, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

No período da manhã, o evento contará com a presença do coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Luiz Hudson Guimarães, que conduzirá um debate com o grupo sobre o novo PAR (Plano de Ações Articuladas) e a importância dessa ferramenta de planejamento da educação.

À tarde, Linda Goulart, assessora especial do Ministro da Educação e responsável pela área de mobilização do MEC, é a convidada para falar sobre a questão da mobilização social pela educação no país. Para esta etapa do evento são esperados cerca de 400 novos participantes, entre eles: gestores públicos, diretores de escola, professores e representantes de diversos outros segmentos da comunidade.

Esta não é a primeira vez que os mobilizadores do projeto Parceria Votorantim pela Educação participam de uma ação conjunta com os integrantes da AZONASUL. Em agosto do ano passado, durante uma visita aos municípios de Capão do Leão e Arroio Grande, a equipe já havia realizado uma apresentação do projeto durante o fórum dos Conselhos Municipais de Educação da Região Sul (CONSEME – SUL). Este fórum é um grupo de trabalho da AZONASUL.

Com informações de Cleide Quinália, publicadas no Blog Educação.

Nenhum comentário: