A Oficina foi realizada na Câmara Municipal de Machadinho |
Aumentar a participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado é um dos objetivos dos gestores da educação nas cidades que compõem a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR), no estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar essa meta, os secretários de educação de Cacique Doble, Ibiaçá, Paim Filho, Sananduva e São João da Urtiga buscaram subsídio na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento promovido em Machadinho, no dia 26 de maio.
Gestores e professores de Machadinho e região |
Realizada na Câmara de Vereadores, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Machadinho, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a atividade de formação também reuniu diretores, professores e funcionários de escolas municipais e estaduais locais e da região.
Durante a Oficina, os participantes receberam orientações para subsidiar o reforço das atividades de interação família-escola-comunidade que veem sendo desenvolvidas na região desde 2009. Além de Machadinho, o município de Cacique Doble também custeou a impressão da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. “Pela importância do conteúdo desta publicação, decidimos reproduzir este material para desenvolver um trabalho junto às famílias dos alunos de nossa cidade”, enfatizou a secretária Municipal de Educação de Machadinho, Caren Laís Brandão.
Durante a Oficina, os participantes receberam orientações para subsidiar o reforço das atividades de interação família-escola-comunidade que veem sendo desenvolvidas na região desde 2009. Além de Machadinho, o município de Cacique Doble também custeou a impressão da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. “Pela importância do conteúdo desta publicação, decidimos reproduzir este material para desenvolver um trabalho junto às famílias dos alunos de nossa cidade”, enfatizou a secretária Municipal de Educação de Machadinho, Caren Laís Brandão.
Caren Brandão fala sobre impressão das cartilhas |
Ao longo da programação da Oficina, gestores e professores foram incentivados a analisar as informações referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das unidades públicas de ensino da região. Foram estimulados, ainda, a desenvolver ações que colaborem com o alcance das metas estabelecidas pela MEC para o Ideb local.
Os participantes da Oficina também tomaram conhecimento sobre a evolução da Mobilização Social pela Educação em todo o país e sobre os reflexos desta ação do MEC na implementação de experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade que veem ocorrendo em diversas localidades.
As exposições foram conduzidas pela consultora Maisa Cardoso que ainda destacou boas práticas de Mobilização promovidas por iniciativa de secretarias de educação e por professores de escolas públicas. Esta parte da apresentação teve como objetivo inspirar a replicação de experiências semelhantes na região de Machadinho. Os participantes também buscaram informações com a integrante da equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC, Vera Brito, sobre como acessar e receber materiais de apoio às ações de incentivo à interação família-escola-comunidade.
Os participantes da Oficina também tomaram conhecimento sobre a evolução da Mobilização Social pela Educação em todo o país e sobre os reflexos desta ação do MEC na implementação de experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade que veem ocorrendo em diversas localidades.
As exposições foram conduzidas pela consultora Maisa Cardoso que ainda destacou boas práticas de Mobilização promovidas por iniciativa de secretarias de educação e por professores de escolas públicas. Esta parte da apresentação teve como objetivo inspirar a replicação de experiências semelhantes na região de Machadinho. Os participantes também buscaram informações com a integrante da equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC, Vera Brito, sobre como acessar e receber materiais de apoio às ações de incentivo à interação família-escola-comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário