quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Globo cita Projeto de Mobilização da ArcelorMittal

O jornal O Globo fez referência, na coluna “Atitudes que dão certo”, do suplemento Razão Social, desta terça-feira, 04 de maio, ao Projeto de Mobilização desenvolvido pela ArcelorMittal no Espírito Santo.

Lançado no dia 09 de abril, em Cariacica (ES), o projeto é resultado de uma força-tarefa entre a ArcelorMittal Cariacica, a Prefeitura local e a Fundação ArcelorMittal Brasil, e tem como ponto de partida o Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC).

O programa será desenvolvido num período de quatro anos e beneficiará 10 escolas da região de Cariacica. Essas unidades de ensino foram selecionadas a partir de diferentes critérios. Entre eles estão o baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – entre 2 e 4 - e o desejo da comunidade escolar em contar com a participação das famílias no processo educacional. O Ideb é calculado pelo MEC a cada dois anos e mede, numa escala que apresenta nota de 0 a 10, a qualidade do ensino na rede pública.

Durante quase um ano, um comitê gestor estudou o perfil das escolas escolhidas para que, a partir daí, fosse estabelecido um plano de ação para ser posto em prática nas unidades de ensino. As ações vão atingir os problemas, de acordo com a realidade escolar de cada instituição. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão palestras, seminários e até visita à casa dos alunos.

O comitê gestor é formado por representantes de vários segmentos do município como Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Associação de Pais e Mestres e Conselho Tutelar. Segundo a analista de Recursos Humanos da ArcelorMittal Cariacica e voluntária do Projeto Mobilização, Tatiana Finamore, a expectativa é de que já no primeiro ano de atividades, haja não só a melhoria da nota do Ideb e o aumento da média do desempenho escolar dos alunos como também a redução da reprovação entre os estudantes e a redução da evasão escolar. Em longo prazo, a ideia é de que a participação do comitê gestor diminua para dar lugar à criação de um comitê formado por pais de alunos.

Leia mais:

Nenhum comentário: