terça-feira, 3 de maio de 2011

Comitê Rio atua em parceria com o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro têm integrado sua atuação à agenda do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares para reforçar, em todo o estado, as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade. O grupo prepara, para o mês de julho, a realização de um Encontro Regional de Conselhos Escolares, evento que deverá reunir, em Volta Redonda, representantes de 13 municípios da região fluminense do Médio Paranaíba.

O Comitê Rio também pretende promover, até o final deste primeiro semestre, fóruns regionais sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e Conselhos Escolares na cidade de Macaé e nas regiões Serrana e Sudoeste fluminense. Para tornar possível a realização desses eventos, deverá sensibilizar os secretários municipais de educação dos municípios envolvidos.

Ainda em Volta Redonda, o Comitê Rio realizou, em 2011, diversas atividades de divulgação sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria da qualidade do ensino. Essas iniciativas resultaram na instalação de um Comitê local de Mobilização que vem estimulando a instalação de conselhos escolares no município.

Entre janeiro e abril deste ano, o mobilizadores do Rio de Janeiro também promoveram visitas de sensibilização em relação ao Conselho Escolar e ao PMSE em secretarias de Educação dos municípios que integram  a  região dos Lagos. Durante o Fórum dos Conselhos Escolares realizado nesta região, os mobilizadores distribuíram 300 cartilhas Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e incentivaram a reflexão sobre o conteúdo desta publicação no momento de divulgação do PMSE.

No município de Belford Roxo, realizaram palestra sobre o PMSE e os Conselhos Escolares dirigida aos gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Em Queimados, participaram do Encontro da Mobilização Social pela Educação, que contou com lançamento da Cartilha Famílias, acompanhem a Educação de Seus Filhos, publicação impressa pelo próprio município.

As atividades deste semestre também envolveram visita ao Conselho Municipal de Educação da cidade de Vassouras para o planejamento do Fórum Regional sobre Mobilização e Conselhos Escolares e retomada das ações do PMSE no município.


Comitê Rio recebe novos integrantes

O Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro conquistou novos integrantes no mês de abril. As ações do grupo vêm sendo reforçadas por representantes de secretarias municipais de educação da  região metropolitana do Rio e lideranças da Federação Espírita do Rio de Janeiro.

Esses mobilizadores estiveram reunidos, no dia 04 de abril, com a coordenadora da Mobilização Social pela Educação do MEC, Linda Goulart. Durante o encontro, ela ofereceu orientações e incentivos aos integrantes do Comitê Rio para a continuidade das ações desenvolvidas no estado com o intuito de estimular a interação família-escola-comunidade.

Segundo o representante do Comitê Rio, David Arcenio, os mobilizadores têm recebido de, várias localidades do estado, pedidos de informações a respeito da Mobilização Social pela Educação. Gestores, educadores e voluntários de diversos municípios também têm solicitado sua adesão às ações do Comitê.

Nenhum comentário: