segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cenpec apresenta resultados de pesquisa sobre alfabetismo e aspirações educacionais dos jovens

Clique na imagem para
fazer o download da pesquisa
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) divulgou, no dia 22 de julho, os resultados da pesquisa “Alfabetismo e aspirações educacionais dos jovens brasileiros nas metrópoles”. A publicação faz parte da série Informe de Pesquisas desenvolvida pelo Cenpec, que tem como objetivo fomentar o debate sobre os temas estudados entre profissionais da educação, gestores, parceiros da instituição e junto a outros pesquisadores.

Por meio da aplicação de questionário e teste cognitivo, o estudo do Cenpec fez um levantamento das habilidades de leitura, escrita e matemática de jovens de nove regiões metropolitanas brasileiras, além da relação dessas habilidades com práticas de letramento, experiências e expectativas educacionais. A investigação foi realizada junto a 1.008 jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.

Entre as conclusões, a pesquisa aponta que, apesar de suas deficiências em relação à leitura e à escrita medidas pelo teste, os jovens depositam grandes expectativas em sua formação escolar. Para os pesquisadores do Cenpec, essas expectativas podem ser aproveitadas por políticas educacionais que integrem a formação básica e a profissional, oferecendo, assim, melhores oportunidades aos jovens estudantes brasileiros.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa do Cenpec sobre a realidade educacional dos jovens brasileiros nas metrópoles.

Nenhum comentário: