O município mineiro de Barra Longa tem investido na programação de ações que integrem educadores, lideranças comunitárias e representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde em prol da melhoria da qualidade da Educação oferecida nas escolas públicas da cidade. As atividades têm como principal foco o envolvimento das famílias no cotidiano dos alunos, como forma de contribuir para um melhor aproveitamento do ensino e de combater problemas como evasão e abandono escolar.
Entre outros tópicos, a Secretaria de Educação de Barra Longa vem desenvolvendo atividades que têm como objetivo conscientizar as famílias sobre a importância de observarem a frequência escolar e de matricularem os filhos na idade certa para cada série. Para tanto, a Semed firmou parceria com a Secretaria de Assistência Social, que vem realizando o acompanhamento dos alunos que se encontram fora da escola, e tem trabalhado com professores e com a comunidade na recuperação dos alunos evadidos.
Importantes parceiros da Mobilização, agentes comunitários de saúde do município mineiro também vêm inserindo a sensibilização sobre o papel das famílias e da participação de todos na melhoria da qualidade da Educação em suas atividades. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das visitas aos domícilios, mesmo famílias que moram em localidades de difícil acesso vêm sendo mobilizadas.
Para divulgar a Mobilização Social pela Educação, a Prefeitura de Barra Longa programa, ainda, apresentações e palestras sobre o tema envolvendo representantes de diversos segmentos sociais da cidade, além de produzir faixas e cartazes de incentivo à interação família-escola-comunidade. Eventos de formação de profissionais da educação e assistência pedagógica especializada para atendimento a alunos com necessidades especiais de aprendizagem também estão na agenda da Prefeitura.
Com informações de Fátima Siqueira Rola, Marcela Carvalho Rola e Mariza de Carvalho Reis Rola, secretárias de Educação, Assistência Social e Saúde de Barra Longa (MG), respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário