quarta-feira, 13 de julho de 2011

Parceria entre órgãos públicos promove interação família-escola-comunidade em Campos dos Goytacazes (RJ)

A parceria com órgãos públicos foi destacada como uma das principais estratégias para fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smec) em conjunto com o Ministério da Educação, nos dias 16 e 17 de junho, a atividade reuniu gestores escolares, professores, lideranças comunitárias e religiosas e funcionários da Smec.

Durante a Oficina, os participantes receberam informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e sugestões de como aplicá-lo junto à comunidade. A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi apresentada como principal instrumento dos mobilizadores para incentivar a participação dos pais no cotidiano escolar dos alunos. Os participantes tomaram conhecimento, ainda, sobre os principais programas desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação em todo o País.

Com base nas orientações do PMSE, divididos em grupos, os participantes elaboraram um plano de Mobilização a ser desenvolvido no município. Entre as ações, os mobilizadores enfatizaram a importância da parceria com órgãos públicos para a criação, por exemplo, de projeto de lei que institua o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação em Campos dos Goytacazes, e para o lançamento do PMSE na câmara dos vereadores.

Sergio Maia e Silvana Campos, representantes
do MEC e da Smec, respectivamente
Conduzido pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, o evento de formação contou com a participação de representantes de órgãos públicos locais, como a secretária de Educação de Campos dos Goytacazes, Joilza Rangel; a diretora do Departamento de Gestão da Smec, Silvana Campos; o vereador Gil Viana; a coordenadora geral do Programa Projovem Adolescente, Regina Pacheco Pontes; e a coordenadora do Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS), Terezinha Vidal. Além de Campos, a Secretaria Municipal de Educação de Cardoso Moreira também esteve representada na atividade.

Acesse aqui o relatório completo da Oficina de Campos de Goytacazes elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário: