Promotor de justiça Augusto Soares de Arruda Neto |
A maneira mais adequada de encaminhar às autoridades competentes os casos relacionados a garantia dos direitos de crianças e adolescentes é uma das orientações que têm sido oferecidas pelo promotor de justiça da Infância e da Juventude de Franca, Augusto Soares de Arruda Neto, aos educadores de Restinga, no interior de São Paulo. As palestras realizadas neste primeiro semestre de 2011 deram continuidade à parceria iniciada em 2009 entre a Secretaria Municipal de Educação de Restinga e o Ministério Público.
Em maio deste ano, o promotor atendeu ao convite da secretária Municipal de Educação de Restinga, professora Nize Lane do Couto Rosa, e participou do Horário de Tempo Pedagógico Coletivo (HTPC). A atividade foi realizada no Anfiteatro da Casa da Cultura, onde o promotor conduziu palestra direcionada aos diretores, coordenadores, professores e funcionários que atuam na rede municipal de ensino, além de conselheiros tutelares.
O principal objetivo da palestra foi o de esclarecer dúvidas que periodicamente acometem os educadores quando os mesmos precisam enfrentar problemas relacionados a questões de âmbito social e que podem comprometer, entre outros direitos, a garantia de Educação para crianças e jovens que são seus alunos.
Além de orientar os educadores, o promotor apresentou sugestões de iniciativas que podem ser desenvolvidas com o objetivo de ampliar a participação da comunidade na Mobilização Social pela Educação, com a finalidade de elevar a qualidade do ensino no município. Para isso, incentivou os profissionais presentes no evento a estimular o envolvimento dos pais no cotidiano de estudos dos filhos, a criar grêmios estudantis e a construir parcerias com empresas, conselhos municipais, entidades religiosas e sociais, para a realização de ações em conjunto que visem a melhoria da educação oferecida a crianças, adolescentes e jovens da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário