quarta-feira, 27 de julho de 2011

Seduc de Praia Grande (SP) incentiva interação família-escola-comunidade

Marca do projeto de Pedagogas Comunitárias
Famílias de alunos, profissionais de educação, estudantes, lideranças religiosas, comerciantes e representantes de segmentos sociais das imediações da Escola Municipal Luzia Borba Ranciaro, em Praia Grande, São Paulo, vão participar, nesta quinta-feira, 28 de julho, da atividade de divulgação sobre a Mobilização Social pela Educação. O evento será realizado na própria unidade de ensino e as exposições sobre o tema serão conduzidas pelas mobilizadoras que compõem o grupo de Pedagogas Comunitárias da Secretaria Municipal de Educação (Seduc/Praia Grande).

A atividade na Escola Municipal Luzia Borba Ranciaro integra o Plano de Ação elaborado pelos mobilizadores de Praia Grande após participação do grupo, no mês de abril, na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O planejamento de atividades resultou no calendário de eventos definido pelas pedagogas e que vem sendo colocado em prática desde o dia 23 de julho. O cronograma prevê reuniões, até o mês de outubro, com o objetivo de incentivar a interação família-escola-comunidade em mais de 20 bairros do município. Acesse aqui o cronograma das ações.

Entre outras ações promovidas após a Oficina de Formação de Mobilizadores – realizada em parceria entre o Ministério da Educação e a Seduc de Praia Grande – os mobilizadores da cidade formaram um grupo de trabalho para planejar a divulgação da interação família-escola-comunidade no município.

O grupo tem organizado reuniões que envolvem representantes de instituições religiosas, organizações não governamentais e associações de bairros. Os participantes desses encontros têm sido incentivados a sensibilizar as famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos dessa atenção para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Duas dessas reuniões ocorreram nos dias 16 e 30 de junho, envolvendo moradores de dois bairros. Em todos os encontros, famílias e lideranças sociais locais têm sido orientadas, ainda, a promover iniciativas que possam colaborar com a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas de seus bairros.

Os mobilizadores de Praia Grande também têm buscado apoio da rádio Boa Nova, da Igreja Católica, para divulgar a interação família-escola-comunidade. Pleiteiam, ainda, junto ao governo municipal, a divulgação de frases sobre a tema no contracheque dos servidores.

Leia mais:
Interação família-escola-comunidade é foco das ações de Praia Grande (SP) para o segundo semestre

Com informações de Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira, mobilizadora  e representante da Divisão de Ação Comunitária da Seduc de Praia Grande.

Nenhum comentário: