sexta-feira, 8 de julho de 2011

Conselheiros tutelares incentivam mobilização de famílias e educadores em Tabira (PE)

Principais parceiros da Mobilização Social pela Educação em Tabira (PE), os conselheiros tutelares do município vão se reunir, nos dias 11 e 12 de julho, com professores, pais de alunos e gestores escolares, além de representantes de órgãos públicos municipais, instituições religiosas e outros segmentos sociais, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores que será realizada na cidade. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Tabira em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a atividade tem como objetivos reforçar e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas na região.

Cerca de 150 mobilizadores são esperados para o evento de formação, quando serão expostas, entre outras informações, as principais orientações referentes ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), bem como sugestões de aplicação do Plano junto a públicos diversos. Durante a Oficina, que será conduzida pela coordenadora da Mobilização Social pela Educação no MEC, Linda Goulart, os mobilizadores vão receber, ainda, informações sobre programas desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da Educação Vão participar, também, de debate sobre como a Mobilização das famílias pode contribuir para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Apoio do Conselho Tutelar

Mobilizadores em reunião com o CAE
Além de apoiar a realização da Oficina, os conselheiros tutelares de Tabira vêm desenvolvendo uma série de ações junto à comunidade local com o intuito de divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e aumentar, dessa forma, a participação das famílias na trajetória educacional dos alunos.

No primeiro semestre deste ano, os conselheiros tutelares Aílson Alves de Sousa, Maria do Socorro Meneses e Rodrigo Ferreira Batista aproveitaram as reuniões do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para apresentar e discutir o conteúdo da Cartilha. Aílson, que além de membro do Conselho Tutelar é presidente do CAE, relatou que os participantes das atividades se mostraram entusiasmados com o trabalho de Mobilização e se dispuseram a contribuir com as ações em prol da melhoria da Educação no município.

Conselheiros falam sobre a Cartilha no Peti
A Mobilização Social pela Educação também foi apresentada pelos conselheiros à turma do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Tabira. Pais de alunos, educadores e a coordenadora do Peti participaram de palestra conduzida pelos conselheiros tutelares Aílson Alves e Rodrigo Ferreira, que destacaram as orientações contidas na cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e incentivaram o debate sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria do aproveitamento do ensino. 


Mobilização de famílias

Para alcançar mais diretamente as famílias de Tabira com a mensagem da Cartilha, o Conselho Tutelar local também tem buscado inserir a Mobilização em eventos promovidos pelas escolas direcionados aos familiares de alunos. Exemplo dessa atuação pode ser observado durante as atividades em comemoração ao Dia das Mães nas Escolas Municipais Andréia Pires e Cônego Luiz.

Na EM Cônego Luiz, os conselheiros Aílson Alves de Sousa, Altair Correia Alves e Rodrigo Ferreira Batista utilizaram a versão eletrônica da Cartilha para apresentar a publicação às cerca de 150 mães presentes na atividade, realizada dia 6 de maio. Os participantes também receberam exemplares impressos do material e discutiram sobre seu conteúdo.
 
Atividade semelhante foi desenvolvida na EM Andréia Pires, que recebeu os conselheiros Aílson Alves, Genildo Almeida de Oliveira e  Rodrigo Ferreira durante as comemorações do Dia das Mães. Na oportunidade, os mobilizadores conversaram com as famílias sobre a Cartilha da Mobilização e distribuíram exemplares aos participantes.

Com informações de Aílson Alves, conselheiro tutelar e mobilizador em Tabira (PE).

Nenhum comentário: