terça-feira, 19 de julho de 2011

Interação família-escola-comunidade é foco das ações de Praia Grande (SP) para o segundo semestre

A comunidade envolvida nas ações da instituição Fraternidade Assistencial Paulo Freire (FAPE), localizada na Vila Mirim, em Praia Grande, São Paulo, vai participar, no próximo sábado, 23 de julho, do evento de divulgação local da Mobilização Social pela Educação. A atividade será realizada na própria sede da FAPE e a programação será conduzida pelas mobilizadoras que compõem o grupo de Pedagogas Comunitárias da Secretaria Municipal de Educação (Seduc/Praia Grande).

A atividade do dia 23 faz parte do Plano de Ação elaborado pelos mobilizadores de Praia Grande após participação do grupo, no mês de abril, na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Esse planejamento de atividades resultou num extenso calendário de eventos definido pelas pedagogas e que prevê reuniões, até o mês de outubro, com o objetivo de incentivar a interação família-escola-comunidade em mais de 20 bairros do município. Acesse aqui o cronograma das ações



Pedagogas da Seduc de Praia Grande
O grupo de 40 Pedagogas Comunitárias foi formado pela Seduc/Praia Grande para desenvolver atividades de estímulo à integração das famílias e da comunidade ao cotidiano das unidades de ensino, de modo que esses atores colaborem com as iniciativas que visem a melhoria da qualidade do ensino. As pedagogas também têm orientado os representantes de diversos segmentos, além das lideranças sociais a sensibilizarem as famílias para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos desse comportamento para a melhoria do aproveitamento do ensino. “Nossa meta é realizar reuniões em todos os bairros do entorno de nossas escolas”, afirma a representante da Divisão de Ação Comunitária da Seduc de Praia Grande, Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira.

Além do Plano de Ação com calendário de atividades, outro desdobramento da Oficina de Formação de Mobilizadores foi a abertura da campanha de Mobilização realizada no dia 27 de abril, com mais de 300 participantes. O município também elaborou e reproduziu 12 mil exemplares da cartilha Saiba como participar do dia a dia da escola de seu filho!.

A Seduc de Praia Grande ainda distribuiu, em suas atividades de Mobilização Social pela educação, a cartilha do Ministério da Educação, Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. 

Reuniões no bairro Melvi

Mobilização na Ong Água Viva
No bairro de Melvi, as ações de incentivo à Interação família-escola-comunidade vêm sendo organizadas pelo Comitê Mobilização Social pela Educação formado pela comunidade local. O grupo vem realizando suas atividades na sede da Ong Água Viva, onde reúne famílias de alunos de escolas públicas, representantes da Pastoral da Educação e de Unidades de Saúde da Família, além de diretoras de escolas e demais educadores, para estimular a participação da sociedade e dos responsáveis pelos alunos nas ações em prol da melhoria da qualidade da educação.

Com informações de Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira, mobilizadora e representante da Divisão de Ação Comunitária da Seduc de Praia Grande.

Nenhum comentário: