segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alunos membros de conselhos escolares vão incentivar Educação de Jovens e Adultos em Jacareí (SP)

Dani Coimbra conta a história de dona Rita que entrou na escola aos 59 anos.
Os estudantes da rede municipal de ensino que são membros dos conselhos escolares em Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo, vão estimular os jovens e adultos da cidade a retomarem os estudos em 2012. A iniciativa faz parte do Plano de Ação elaborado por esses estudantes durante a atividade de Formação do Aluno Articulador, programação que integrou o 3º Encontro Municipal de Conselhos Escolares e 1º Encontro de Mobilização Social pela Educação, evento realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2011, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Márcia Bibam na formação dos alunos articuladores
No dia 17, durante a formação, os estudantes receberam informações  da  supervisora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Márcia Bibam, a respeito da importância da formação escolar em todas as faixas etárias. Eles tambem acompanharam o depoimento de dona Rita Calisto, uma senhora que teve a oportunidade de entrar na escolar somente aos 59 anos. “Foi um momento emocionante. As crianças ficaram atentas ao relato  de dona Rita e aproveitaram a oportunidade para fazer várias perguntas”, conta o assessor comunitário da Semed e presidente do Conselho Municipal de Educação, Almir Santos Gonçalves.

A história de dona Rita foi levada ao conhecimento dos estudantes pela supervisora da Educação de Jovens e adultos (EJA), Dani Coimbra. Ela orientou os estudantes que participaram da Formação do Aluno Articulador a estimularem em suas unidades de ensino, em 2012, a Mobilização da escola em prol do aumento do número de alunos nessa modalidade de ensino.

Prefeito de Jacareí, Hamilton Mota.
Para isso, farão gestão junto à direção da escola para o desenvolvimento de atividades direcionadas à comunidade adjacente às unidades de ensino, com a finalidade de sensibilizar jovens e adultos a respeito da importância da formação escolar para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O prefeito de Jacareí, Hamilton Mota, e o secretário municipal de Educação, João Roberto Costa de Souza, compareceram ao evento que reuniu 214 participantes, dos quais 73 estudantes, além dos demais integrantes dos segmentos representados nos conselhos escolares – pais, professores, diretores e funcionários de escolas. 

Evento de premiação do Concurso Tempos de Escola

Aluno premiado
No dia 16 de novembro - ainda na programação dos encontros de conselhos escolares e da Mobilização -, os profissionais da rede municipal de ensino de Jacareí participaram da festa de encerramento das atividades do ano de 2011 referentes aos movimentos da Mobilização Social pela Educação na cidade. A comemoração envolveu a premiação dos alunos de Jacareí que foram vencedores do Concurso Tempos de Escola, iniciativa realizada em parceria com Instituto Votorantim/Fíbria, cujos representantes integram o Comitê de Mobilização local.

Pedro Felipe de Abreu Braz, aluno do 5º ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos, foi o vencedor do concurso na cidade, com a redação "Persistindo em Sonhar". 

Miriam Costa fez relato sobre o Seminário em Fortaleza


As atividades do dia 16 também contaram com relato da diretora de escola e mobilizadora, Miriam Costa, a respeito da participação dos membros do Comitê de Mobilização de Jacareí no 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado em outubro de 2011, em Fortaleza.

Leia mais no Blog Educação:


Concurso Tempos de Escola 2011: saiba quem são os vencedores de Jacareí (SP)

Com informações de Almir Santos Gonçalves, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí.

Nenhum comentário: