terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comitê de Bauru planeja ampliar parcerias e fortalecer ações de mobilização em 2012

Ampliar o número de integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação, conquistar novas parcerias e envolver mais escolas em ações que aproximam familiares e educadores são algumas das metas estabelecidas pelos membros do grupo de mobilizadores que atua em Bauru, São Paulo, para 2012. Os objetivos para o próximo ano e a avaliação das atividades desenvolvidas em 2011 foram discutidos durante reunião realizada no início de novembro.

Entre as atividades que devem ser reforçadas em 2012 pelo grupo bauruense estão previstos convites a entidades como o Conselho Municipal de Educação (CME) para ações em conjunto com o Comitê. Durante reunião do CME realizada no dia 18 de novembro, os mobilizadores pediram o apoio dos conselheiros na divulgação sobre a importância da interação família-escola-comunidade. Explicaram, ainda, como os membros do Comitê têm promovido a aproximação entre pais e educadores. Para subsidiar essa exposição, distribuíram materiais de divulgação e de conscientização sobre o tema, como exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, filipetas e marcadores de página.

Como resultado da apresentação dos mobilizadores, durante o encontro do CME, a presidente do Conselho, Marcele Tonelli de Oliveira, se comprometeu em elaborar um ofício para a Câmara, propondo que seja estabelecido em lei o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em Bauru.

Além do CME e da Câmara, os mobilizadores programam fortalecer a parceria com a Secretaria Municipal do Bem Estar Social (Sebes) e envolver profissionais da área de Saúde na sensibilização da comunidade sobre a importância da interação família-escola. Contatos com representantes da Associação de Moradores, da Polícia Militar e de organizações não governamentais da cidade também estão na agenda dos mobilizadores para 2012.

Fazer visitas a instituições que já vêm apoiando o Comitê também estão entre as prioridades dos mobilizadores para o próximo ano. Para fevereiro, estão sendo articuladas visitas ao Conselho Tutelar e à Universidade Sagrado Coração (USC). Entre as entidades religiosas, além da Pastoral da Educação, os mobilizadores pretendem reforçar a atuação em conjunto com o Conselho de Pastores e com a União das Sociedades Espíritas (USE).

Para alcançar mais famílias com a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, os membros do Comitê vão buscar, em 2012, dividir melhor as tarefas entre si e conquistar a adesão de novos voluntários, por meio de convites periódicos à comunidade.

15º Encontro Nacional da Pastoral da Educação

Entre as ações envolvendo voluntários de Bauru em 2011, a representante do Comitê de Mobilização da cidade, Rosimeire de Freitas Roveda, destaca sua participação no 15º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, evento realizado em Belo Horizonte (MG), de 2 a 4 de setembro. A atividade contou, também, com a presença de outras lideranças da Mobilização do estado São Paulo, como Izabel Arpa, que atua em Carapicuíba e região; Nize Lane,  mobilizadora em Franca e Restinga; e Heloísa Cordeiro e Vera Lopes,  atuantes em Osasco. O padre Francisco Agamenilton, mobilizador em Goiás, também participou do encontro.

Durante o evento, entre outros temas, o bispo auxiliar da Diocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, destacou a mobilização da sociedade em prol da qualidade da educação pública como uma das metas da Pastoral da Educação. “É preciso fazer alguma coisa e cada diocese, a partir de sua realidade particular, tem liberdade para planejar sua ação”, enfatizou o bispo.

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda, representante do do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru e de Heloisa Cordeiro, mobilizadora em Osasco (sobre o Encontro da Pastoral).

Nenhum comentário: