sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Comitês do Rio e de BH planejam ações para 2012

Mensagem do Comitê Rio
Membros dos Comitês de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (RJ) e de Belo Horizonte (MG) promoveram reuniões, nesta quinta-feira (15), para avaliar o trabalho desenvolvido em 2011 e definir as estratégias de incentivo à interação família-escola-comunidade que serão realizadas em 2012.

O aprendizado extraído da participação de representantes do Comitê Rio e do Comitê de BH no 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado no mês de outubro em Fortaleza, permeou a pauta das reuniões realizadas nas capitais fluminense e mineira.

Comitê Rio

No Rio de Janeiro, cerca de 30 mobilizadores estiveram reunidos, na tarde desse dia 15, na sede da Regional Leste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para compartilhar as práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas em 2011 na capital fluminense e na região metropolitana. As exposições e respectivas avaliações subsidiaram o planejamento do trabalho que será reforçado pelo Comitê Rio, no próximo ano, junto às secretarias municipais de educação, aos profissionais das escolas, às famílias, aos conselheiros escolares, às lideranças religiosas e aos representantes de segmentos organizados da sociedade.

As ações continuarão tendo como finalidade envolver a sociedade e as famílias em atividades que possam contribuir com a melhoria da qualidade da educação e, como consequência, com a garantia do direito de aprender.

Além da capital fluminense, neste ano, o Comitê Rio incentivou a Mobilização Social pela Educação nos municípios de Belford Roxo, Volta Redonda, São João de Meriti, Cabo Frio, Queimados, Japeri, Vassouras, Macaé, Nova Friburgo, Araruama, Rio das Ostras, Nova Friburgo, Resende, Quatis e Porto Real.

O Comitê Rio programa divulgar, a partir do dia 19 de dezembro, a consolidação do planejamento elaborado durante a reunião desta quinta-feira.

Comitê de BH

Os integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da capital mineira também estiveram reunidos, na manhã desse dia 15, para planejar a continuidade de suas ações para 2012. O encontro do grupo foi realizado no Plenário Helvécio Arantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A programação desenvolvida no Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação, comemorado em Belo Horizonte no dia 19 de setembro esteve entre as atividades avaliadas durante a reunião.

Nenhum comentário: