Alunos participantes do Projeto Sacola Literária |
Visitas quinzenais dos professores às famílias dos alunos e palestras nas escolas sobre temas sugeridos pelos pais são algumas das estratégias adotadas pelos educadores de São José do Rio Pardo, em São Paulo, para facilitar a interação família-escola e, assim, tornar possível a realização de ações conjuntas que colaborem com a melhoria do aprendizado dos estudantes das escolas municipais locais. Essas e outras ações foram apresentadas e discutidas durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado na cidade nos dias 4 e 5 de outubro, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação (MEC).
Realizada no Centro de Evento e Cultura de São José do Rio Pardo, a oficina proporcionou espaço para análise e debate sobre formas de ampliar a Mobilização Social pela Educação, no âmbito da interação família-escola-comunidade, com o objetivo de garantir o aprendizado dos alunos e, dessa forma, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal de ensino. As exposições do evento foram conduzidas pelo representante do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos.
Educadores(as) partipantes da Oficina |
Entre as práticas relatadas durante a oficina, os profissionais das escolas municipais explicaram que as visitas às famílias são realizadas com o objetivo de promover o diálogo com pais e mães a respeito da importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos, bem como sobre os resultados dessa atenção para o bom desempenho escolar.
A Sacola Literária foi outro projeto descrito pelos professores participantes da oficina. No desenvolvimento dessa prática, a cada duas semanas, o aluno leva para casa uma sacola contendo livros de diferentes gêneros literários. Além da leitura feita pelo próprio estudante, ele também incentiva sua família a compartilhar e adquirir o hábito da leitura. No retorno da sacola com as obras para a escola, o aluno faz um relato oral sobre a experiência com os livros que a família acabou de conhecer.
Em relação às palestras com temas sugeridos pelos pais, os professores participantes da oficina contaram que as exposições são realizadas sempre no horário noturno para garantir a participação das famílias.
Projeto Passeio Turístico na Catedral de São José |
Ainda como forma de facilitar a aproximação dos pais com o cotidiano de estudo dos filhos, a rede municipal de ensino de São José do Rio Pardo tem desenvolvido o Projeto Passeio Turístico. A iniciativa tem por finalidade levar os participantes, alunos e seus familiares ao redescobrimento da história da cidade, por meio do conhecimento sobre a criação de cada ponto turístico do município. O roteiro é feito sob a perspectiva de um turista, com o passeio acompanhado pela professora da turma, com orientação de um guia e um micro-ônibus para transporte dos grupos oferecido pela Prefeitura. Entre os pontos os visitados estão o Monumento a Euclides da Cunha, o Cristo Redentor e a Catedral de São José.
"Para o início do ano letivo de 2012, programamos uma grande ação de mobilização com ampla participação social. Em seguida, as escolas vão estabelecer atividades focadas no fortalecimento da interação família-escola-comunidade", prevê a secretária municipal de Educação, Rita Zanetti.
"Para o início do ano letivo de 2012, programamos uma grande ação de mobilização com ampla participação social. Em seguida, as escolas vão estabelecer atividades focadas no fortalecimento da interação família-escola-comunidade", prevê a secretária municipal de Educação, Rita Zanetti.
Como resultado das discussões promovidas durante a oficina, os mobilizadores locais organizaram Comitês de Mobilização que devem planejar e conduzir a continuidade das ações de incentivo à interação família-escola na cidade. Os grupos foram organizados por conjuntos de escolas, conforme descrição a seguir:
Comitê de Mobilização Social pela Educação das Creches Municipais II: Alice Villela Pereira Dias, Maria França Torres e Júlio Possebon
- Cibele Araújo de Lira - cidlira@live.com
- Maria Aparecida Dornella - cidinha.d@hotmail.com
- Maria Aparecida Bertogna da Silva - juliopossebon@saojosedoriopardo.sp.gov
- Maria de Loudes Scarcella - juliopossebon@saojosedoriopardo.sp.gov.br
- Andréia Paulo Cruz Dal Bello
Comitê de Mobilização Social pela Educação das Escolas Estaduais: Laudelina O Pourrat, Candido Rodrigues e Sítio Novo
- Ana Mara Jorge de Oliveira - profaanamara@gmail.com
- Benedito Jaden Euzébio - beneuzabio@gmail.com
Comitê de Mobilização Social pela Educação da Escola Municipal de Educação Básica São Judas Tadeu
- Nilza Piovesan Giovaneli - saojudas@saojosedoriopardo.sp.gov
- Yeda Bello Possebon
- Roberta Claúdia de Sousa
Formação dos grupos de trabalho |
A professora Renata Danielle Vechino Dal Bom (rdvdb@ig.com.br), responsável pela gestão geral dessas quatro escolas de campo, se comprometeu em levar a discussão aos demais colegas que atuam nessas unidades de ensino sobre a formação de um comitê que represente o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário