quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Universidade do Estado da Bahia incentiva criação de Comitês de Mobilização

Com o intuito de ampliar as ações de incentivo à interação família-escola na capital baiana, educadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que atuam como mobilizadores sociais pela Educação em Salvador, estão implementando Comitês de Mobilização em diversas regiões da cidade. Os primeiros grupos de trabalho vêm sendo organizados na região da Cidade Baixa, no bairro Liberdade, no Nordeste de Amaralina – área que abrange os bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho – e no bairro Calabar.

De acordo com a mobilizadora e professora assistente da UNEB, Valnice Paiva, a articulação dos comitês teve início no dia 20 de novembro e os grupos devem ser instituídos até 19 de dezembro, data em que está prevista reunião geral dos mobilizadores de Salvador. Durante esse período, eles farão contato com gestores escolares, professores e pais de alunos, bem como lideranças comunitárias e empresários locais, e devem buscar parcerias com órgãos públicos, como a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) e o Ministério Público. Esse diálogo tem por finalidade envolver representantes de segmentos sociais diversos nas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade.

Com a criação dos Comitês, os mobilizadores pretendem incentivar a parceria entre educadores e familias para a melhoria da Educação em localidades em situação de vulnerabilidade social e com altos índices de violência, como o Nordeste de Amaralina e Calabar. Nessas regiões, a Mobilização conta com o apoio do Programa Pacto pela Vida, do governo do estado da Bahia.

UNEB Parque

Oficina de brinquedos com material reciclável
Com o intuito de aumentar a participação da comunidade nas ações de Mobilização, no dia 12 de outubro, o Campus I da UNEB, em Salvador, ofereceu seu espaço para atividades direcionadas às crianças, como peças teatrais, apresentações de dança, lançamento de livros, oficina de criação de brinquedos com material reciclável, entre outros. Chamado de “UNEB Parque”, o evento foi exemplo de como os mobilizadores da Universidade vêm buscando incluir cultura e lazer em seu projeto de Mobilização para atrair a população e promover a conscientização sobre a importância da parceria entre comunidade, família e escola para a melhoria da educação pública.

“Os dirigentes escolares têm se queixado de não conseguir atenção da família aos convites propostos pelas escolas. Estamos, então, buscando alguns atrativos, e percebemos que oferecer espaço para que suas crianças possam brincar é um bom início”, relatou Valnice Paiva.

I Seminário Universitário de Mobilização Social pela Educação

Professores, pesquisadores e gestores estiveram reunidos, nos dias 3 e 4 de outubro, durante o I Seminário Universitário de Mobilização Social pela Educação, realizado no campus da UNEB em Salvador. Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a atividade teve como objetivo fomentar o debate sobre a criação de políticas públicas que levem educação pública de qualidade a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Educadores e lideranças sociais participaram do Seminário
(Foto: Jairo Santana - Ascom/UNEB)
O evento contou com a participação da coordenadora nacional da Mobilização no Ministério da Educação (MEC), Linda Goulart, que destacou a iniciativa da UNEB de aderir ao chamado do MEC para mobilizar a comunidade pela Educação.

“Queremos dar a todos o direito de aprender, principalmente aos mais vulneráveis. Por isso quero parabenizar a UNEB pela promoção deste seminário. Espero que outras universidades sejam contagiadas por essa vontade de transformar a educação aqui na Bahia”, afirmou Linda Goulart.

A programação do Seminário incluiu formação de mobilizadores sociais pela Educação e identificação de lideranças para atuar como voluntários nos comitês de Mobilização a serem instalados nas bases comunitárias de segurança do Programa Pacto pela Vida. Além de Linda Goulart, esteve presente no evento a integrante do Comitê de Mobilização de Lauro de Freitas, Fátima Carvalhal.

Leia mais sobre o Seminário de Mobilização no site da UNEB

Saiba mais sobre a adesão da UNEB ao Plano de Mobilização Social pela Educação. 

Com informações de Valnice Paiva, mobilizadora social pela Educação junto à UNEB.

Um comentário:

Matheus disse...

Ótima iniciativa...