quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Planaltino (BA) mobiliza órgãos públicos e comunidade pela melhoria da educação

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, membros dos conselhos de Alimentação (CAE), Tutelar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de representantes de instituições religiosas e outras lideranças sociais do município baiano de Planaltino estiveram reunidos, no dia 13 de dezembro, para discutir a instituição do Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade. Coordenado pelo secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte e vice-presidente da  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia (Undime/BA), Renê Silva, o encontro também contou com o apoio do prefeito de Planaltino, Joseval Alves Braga.

Para dar início às discussões sobre a importância de mobilizar a comunidade e de conquistar parcerias em busca de melhorias na educação pública, os participantes do encontro assistiram ao vídeo “O direito de aprender: educação integral e comunitária”, produzido com base na publicação “Bairro-Escola passo a passo”, por iniciativa da Associação cidade Escola Aprendiz, em conjunto com a UNICEF e o Ministério da Educação. A partir do vídeo, os participantes fizeram comparações com o trabalho que vem sendo desenvolvido em Planaltino com o objetivo de oferecer educação integral e discutiram como podem contribuir para a conscientização da comunidade sobre os benefícios da interação família-escola.

O secretário Renê Silva apontou os avanços e desafios da educação brasileira, bem como seus reflexos na realidade educacional de Planaltino. Em sua exposição, Renê destacou as 28 diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, enfatizando a de número 28, que trata da criação de Comitê encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O prefeito Joseval Braga, por sua vez, ressaltou a importância da Mobilização Social pela Educação como instrumento que colabora para a consolidação de políticas intersetoriais que articulem rede de proteção às crianças e adolescentes. “Esta é uma oportunidade única de fortalecimento de ações conjuntas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Resultados

A partir das discussões do encontro, tiveram início as articulações do Comitê de Mobilização de Planaltino e da Oficina de Formação de Mobilizadores que deverá ser realizada na cidade em janeiro de 2012. Além de orientar a ação dos mobilizadores planaltinenses, a Oficina terá como finalidade elaborar o Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, que norteará as ações educativas da cidade baiana.

Com a adesão do município à Mobilização, atividades que vinham sendo desenvolvidas em Planaltino, como o Mutirão de Matrícula, devem ser reforçadas. “O Mutirão de Matrícula  é uma ação forte da Secretaria Municipal de Educação que, desde 2009, realiza sempre no mês de janeiro visitas a todas as casas da sede e povoados do município para matricular as crianças na educação infantil e incentivar a matrícula do idoso que ainda não concluiu seus estudos. Nossa intenção é aproveitar essas visitas para falar da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e, também, para aplicar um questionário socioeconômico com informações importantes sobre a situação da família. Essas informações vão servir de base para o planejamento de ações integradas entre Educação, Saúde e Assistência Social”, relata o secretário de Educação.

Leia mais sobre o encontro e sobre a criação do Comitê no blog da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino.


Provinha Brasil

Preocupados em contribuir com a melhoria do desempenho das escolas de Planaltino na Provinha Brasil, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino se reuniram, no fim do mês de novembro, para discutir os resultados da cidade na avaliação divulgados pela Secretaria Municipal de Educação.

Aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental para avaliar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos a esses estudantes, a análise do desempenho na Provinha Brasil permite a elaboração de estratégias para superar os desafios evidenciados por esse indicador. “Esses resultados são bons diagnósticos para o replanejamento do nosso trabalhos no ano de 2012, que deve incluir a formação dos professores da educação infantil, dos demais educadores do ensino fundamental e dos coordenadores pedagógicos, e a adoção de métodos de alfabetização adequados à nossa realidade”, ponderou o professor Marcos Paiva, durante a reunião dos profissionais da educação.

Leia mais sobre os resultados da Provinha Brasil em Planaltino no blog da Secretaria Municipal de Educação da cidade baiana. 

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