Alunos do coral da Escola Ademar Vieira |
Essas e outras estratégias e ações foram definidas quando os participantes da oficina elaboraram, em grupos, planos de mobilização. O trabalho previsto para o próximo ano inclui a realização, por parte das escolas, de levantamento junto aos pais sobre os temas de interesse para as atividades de interação. O diagnóstico será feito por meio de questionário que também servirá de instrumento para aumentar o conhecimento dos professores e gestores a respeito das famílias de seus alunos. Outra iniciativa proposta é a realização do Dia M, com a organização de oficinas intersetoriais envolvendo representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Serviços de Ação Continuada (SAC), para orientar e apoiar as famílias sobre os serviços disponíveis e os encaminhamentos de possíveis casos a esses setores.
Elaboração em grupo do plano de ação para 2012 |
Identificar o aluno evadido e as razões pelas quais ele abandonou a escola; dar atenção especial às unidades de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Edudação Básica (Ideb); visitar as famílias; e conhecer as lideranças e o potencial de cooperação existente nos bairros onde a escola se localiza são exemplos de ações propostas pelos representantes das escolas participantes da oficina. O uso de carros de som reforçando o convite às famílias para participarem do cotidiano escolar, a apresentação de peças teatrais, mostrando aos moradores do bairro os talentos de suas crianças e jovens, e a busca pelo apoio de lideranças da comunidade para reforçar a mobilização dos pais foram consideradas ações que podem favorecer a interação família-escola, considerada muito pequena atualmente.
Outra possibilidade que pode ser explorada é a elaboração de um calendário, para ser entregue no início do ano letivo, com todas as atividades previstas envolvendo as famílias. O objetivo é facilitar aos pais sua programação anual e, assim, garantir sua presença. Os mobilizadores também vão buscar parcerias para incluir no calendário a oferta de cursos profissionalizantes, orientações sobre atividades profissionais, palestras educativas e mesas de discussão com a participação das famílias, com o objetivo de buscar soluções para problemas que afligem a comunidade escolar, como a violência na escola.
As metas definidas durante a oficina apontam para o aumento significativo da participação das famílias nas escolas e o envolvimento dos professores e gestores nesses esforços.
O evento de capacitação foi aberto com a apresentação do coral dos alunos da Escola de Tempo Integral Ademar Vieira. Ao longo da oficina, os participantes foram orientados e estimulados a analisar as informações referentes ao Ideb das unidades públicas de ensino da região. Foram incentivados, ainda, a desenvolver ações que colaborem com o alcance das metas estabelecidas pelo MEC para o Ideb local.
Os participantes da oficina também tomaram conhecimento sobre a evolução da Mobilização Social pela Educação em todo o país e sobre os reflexos desta ação do MEC na implementação de experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade, que vêm ocorrendo em diversas localidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário