segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Governador Nunes Freire (MA) orienta famílias a participarem da vida escolar dos alunos

Com os objetivos de estreitar a relação entre escola, família e comunidade e de orientar os familiares a acompanharem de maneira mais efetiva os estudos dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire (MA), em conjunto com o Comitê local de Mobilização  Social pela Educação, criou o projeto “Escola de Pais".  Desenvolvido de 22 a 25 de novembro de 2011, o projeto envolveu,  nessa primeira edição, as  escolas municipais Hamilton Werneck, Alcino Gomes, Paulo Freire, Vitória Barros, Futuro Feliz e a Escola Rural.

A abertura da 1ª Escola de Pais foi realizada na Escola Hamilton Werneck, com a presença de cerca de 200 pais e mães de alunos – número que, de acordo com a mobilizadora Ana Ramalho, superou as expectativas do Comitê. Após dinâmicas de apresentação e boas-vindas, os familiares foram divididos em grupos para estudo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Nos grupos de estudo, as famílias leram a cartilha, debateram sobre trechos da publicação, esclareceram dúvidas e expressaram suas opiniões, adequando as orientações do material às suas realidades e aos desafios que enfrentam diariamente para acompanhar os estudos de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade. Ao final dos estudos, cada grupo preparou cartazes ressaltando pontos da Cartilha que consideraram importantes para serem levados à discussão final – chamada pelos organizadores de Plenária –, que reuniu todos os participantes.

Durante a Plenária, inverteram-se os papéis: os familiares conduziram as apresentações, e os mobilizadores assistiram e tomaram notas. Em suas exposições, os pais não só reafirmaram seu compromisso em participar mais e melhor da vida escolar dos estudantes, como muitos deles também se mostraram entusiasmados a retomarem os estudos e a matricularem-se na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A mobilizadora Ana Ramalho relata que a atividade foi considerada um sucesso pelos participantes. “Os pais se sentiram tão à vontade que parabenizaram a iniciativa da Secretaria de Educação e do Comitê em promover a 1ª Escola de Pais e pediram que fossem realizadas mais edições do projeto, para ‘sacudi-los’, despertando-os para a preocupação com a Educação, não somente dos filhos, como também de todos”, afirmou a integrante do Comitê de Governador Nunes Freire.

O Projeto Escola de Pais recebeu o apoio, ainda, do grupo de jovens da Igreja Batista, que participou  do encerramento das atividades nas escolas com peça teatral. O encerramento da 1ª Escola de Pais  também contou com a dramatização “Casa de pai, escola de filho”, realizada por grupo de professores, que teve como finalidade retratar o dia a dia das famílias e demonstrar que os filhos aprendem a partir do exemplo dos pais.

Para a secretária municipal de Educação de Governador Nunes Freire, Ulenira Batista, que esteve presente em todas as unidades de ensino que receberam a Escola de Pais, o projeto alcançou as metas almejadas e contribuiu para a formação de novos mobilizadores. “A 1ª Escola de Pais conseguiu sensibilizar as famílias  sobre o papel importante que elas desempenham na vida escolar dos filhos e fez com que os participantes se tornem mobilizadores, disseminando as lições aprendidas em suas casas, na sua rua, no seu bairro, ajudando a formar uma rede de proteção”, refletiu a secretária.

Com informações de Ana Ramalho, membro do Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire.

Nenhum comentário: