quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Araucária (PR) sedia Encontro de Mobilizadores Sociais pela Educação

Em parceria com o Instituto Razão Social, o Consórcio CCPR – formado pela construtora Camargo Corrêa e a Promon Engenharia – realizou, em 18 de novembro, Encontro de Mobilizadores Sociais pela Educação em Araucária, Paraná. O evento teve como objetivo ampliar para todo o município paranaense as ações de Mobilização que vêm sendo desenvolvidas por iniciativa do Consórcio.

O Encontro contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação  de Araucária, de profissionais da Educação, de funcionários da Camargo Corrêa e da Promon, além de membros da direção do Consórcio CCPR e do órgão fiscalizador da obra IERP (Implementação de Empreendimentos para Repar – Refinaria Presidente Getúlio Vargas). A programação do evento incluiu palestra conduzida pela coordenadora nacional da Mobilização Social pela Educação e assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart.

Em sua exposição, a assessora destacou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino e consequente melhoria de indicadores da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foram também fornecidas orientações para o trabalho dos mobilizadores da região e dados referentes à realidade educacional no Brasil.

Balanço das atividades

Durante o evento, também foram apresentados os trabalhos de Mobilização desenvolvidos pelo Comitê  que é composto por funcionários do Consórcio CCPR. Entre as ações, os mobilizadores buscaram formas de divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) dentro do Consórcio, que emprega cerca de 4 mil profissionais. Para tanto, inseriram temas referentes à Mobilização no Boletim Informativo de Sustentabilidade (BIS),  instrumento de divulgação distribuído aos funcionários. Também montaram um Plano de Comunicação, com datas e pautas para campanhas e ações.

Com o objetivo de ampliar as parcerias do Consórcio, os mobilizadores promoveram, ainda, duas Oficinas sobre o PMSE. A primeira, no dia 14 de junho, reuniu profissionais das empresas Gerdau e Fosfértil e representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da IERP. A Oficina  contou  também com a participação de integrantes dos Institutos Razão Social, Votorantim e Paulo Montenegro, que têm contribuído intensamente no planejamento das ações desenvolvidas pelo Comitê.

Na segunda Oficina, realizada no dia 22 de julho, além dos participantes da primeira, estiveram presentes representantes da Promon Engenharia e da Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves. 

Para nortear as ações do Comitê, os mobilizadores elaboraram um questionário com o intuito de mapear a participação dos funcionários do Consórcio na vida escolar dos seus filhos. A partir da pesquisa, os integrantes do Comitê vão formular um Plano de Ação, levando em consideração as principais dificuldades e sugestões apontadas nos questionários.

Como resultado do Encontro, além dos voluntários que atuam junto ao CCPR,  os mobilizadores locais vem articulando a criação de  outro Comitê de Mobilização que estenderá as ações de conscientização da sociedade a respeito da importância da interação família-escola a toda a cidade de Araucária.

Sobre o Consórcio CCPR

O consórcio CCPR-Repar foi contratado pela Petrobrás para a execução do projeto Carteira de Coque na modernização e ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas – Repar, localizada no município de Araucária (PR). O projeto teve início em julho de 2008 e emprega, atualmente, 3.800 profissionais. 

Acesse aqui o relatório das atividades desenvolvidas pelos mobilizadores do CCPR apresentado durante o Encontro de Mobilizadores em Araucária.

Nenhum comentário: