Redações premiadas destacam contribuição do professor para sucesso na formação
O olhar diferenciado sobre o aluno, o conhecimento sobre a personalidade e a realidade do educando, o incentivo à manifestação das melhores qualidades e características do aluno e a compreensão sobre o ser real em detrimento do idealizado são elementos fundamentais na busca pela melhoria do aproveitamento do ensino.
Esses elementos ficaram evidentes nos depoimentos colhidos e apresentados em redações pelos estudantes que participaram do Concurso Tempos de Escola, iniciativa do Instituto Votorantim que integra o projeto Parceria Votorantim pela Educação e que conta com o apoio MEC e do Canal Futura.
Em todos os relatos, os professores que marcaram a vida dos entrevistados são descritos como profissionais que: sabiam ensinar e, de fato, ensinavam, assim, os alunos aprendiam; não deixavam alunos para trás e se preocupavam com os que tinham dificuldades; se dedicavam mais a esses estudantes procurando trazê-los para o mesmo nível de aproveitamento de ensino dos colegas; eram exigentes e sabiam manter a disciplina; tinham olhar amoroso para seus alunos; e procuravam ajudar, inclusive, em questões pessoais.
Alguns relatos demonstram que o(a) professor(a), quando apresentava as provas corrigidas, não se preocupava em destacar os erros dos alunos, mas o que o estudante havia conquistado como aprendizado. Assim, o professor oferecia novas explicações sobre os pontos incompreendidos e sugeria novos exercícios para o reforço do aprendizado.
Na edição de 2010 do Tempos de Escola, as redações inscritas reuniram depoimentos que destacam características dos professores que marcaram a vida dos personagens entrevistado pelos alunos participantes do concurso. Além de depoimentos emocionantes sobre professores, as redações acabaram mostrando as diferenças existentes entre “os tempos de escola” dos entrevistados e o cotidiano de estudos nos dias atuais. As histórias também ressaltam a importância da formação escolar para a evolução pessoal e profissional dos personagens reais citados nas redações.
“Não havia vagas para todos, não havia livros, merenda, transporte escolar, a infraestrutura era muito deficiente”, revelam aqueles que foram entrevistados pelos estudantes autores das redações. Em razão dessas diferenças vivenciadas em seus “tempos de escola”, os depoentes consideram os estudantes atuais como privilegiados. Também destacam a disciplina e o respeito pelos professores praticados em sua época de escola como fatores que influenciaram positivamente a evolução na formação escolar, pessoal e profissional.
A premiação aos vencedores do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, foi realizada no dia 22 de outubro, durante o lançamento da Mobilização Social pela Educação na região, em evento promovido pela unidade local do Grupo Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação. Os prêmios vêm sendo entregues aos vencedores de outros municípios em eventos semelhantes. A iniciativa integra as ações do programa Parceria Votorantim pela Educação, que propõe e executa a mobilização das comunidades onde o grupo atua, em diversas regiões do País.
Orquestra Juvenil de Barra Mansa fez a abertura do evento em Resende |
Esses elementos ficaram evidentes nos depoimentos colhidos e apresentados em redações pelos estudantes que participaram do Concurso Tempos de Escola, iniciativa do Instituto Votorantim que integra o projeto Parceria Votorantim pela Educação e que conta com o apoio MEC e do Canal Futura.
Em todos os relatos, os professores que marcaram a vida dos entrevistados são descritos como profissionais que: sabiam ensinar e, de fato, ensinavam, assim, os alunos aprendiam; não deixavam alunos para trás e se preocupavam com os que tinham dificuldades; se dedicavam mais a esses estudantes procurando trazê-los para o mesmo nível de aproveitamento de ensino dos colegas; eram exigentes e sabiam manter a disciplina; tinham olhar amoroso para seus alunos; e procuravam ajudar, inclusive, em questões pessoais.
Alguns relatos demonstram que o(a) professor(a), quando apresentava as provas corrigidas, não se preocupava em destacar os erros dos alunos, mas o que o estudante havia conquistado como aprendizado. Assim, o professor oferecia novas explicações sobre os pontos incompreendidos e sugeria novos exercícios para o reforço do aprendizado.
Na edição de 2010 do Tempos de Escola, as redações inscritas reuniram depoimentos que destacam características dos professores que marcaram a vida dos personagens entrevistado pelos alunos participantes do concurso. Além de depoimentos emocionantes sobre professores, as redações acabaram mostrando as diferenças existentes entre “os tempos de escola” dos entrevistados e o cotidiano de estudos nos dias atuais. As histórias também ressaltam a importância da formação escolar para a evolução pessoal e profissional dos personagens reais citados nas redações.
“Não havia vagas para todos, não havia livros, merenda, transporte escolar, a infraestrutura era muito deficiente”, revelam aqueles que foram entrevistados pelos estudantes autores das redações. Em razão dessas diferenças vivenciadas em seus “tempos de escola”, os depoentes consideram os estudantes atuais como privilegiados. Também destacam a disciplina e o respeito pelos professores praticados em sua época de escola como fatores que influenciaram positivamente a evolução na formação escolar, pessoal e profissional.
A premiação aos vencedores do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, foi realizada no dia 22 de outubro, durante o lançamento da Mobilização Social pela Educação na região, em evento promovido pela unidade local do Grupo Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação. Os prêmios vêm sendo entregues aos vencedores de outros municípios em eventos semelhantes. A iniciativa integra as ações do programa Parceria Votorantim pela Educação, que propõe e executa a mobilização das comunidades onde o grupo atua, em diversas regiões do País.
Clique aqui e confira as redações premiadas na edição de 2010 do Concurso Tempos de Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário